spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sábado, 20 abril, 2024
More
    InícioDistrito FederalCâncer de pele: saiba como prevenir, diagnosticar e tratar

    Câncer de pele: saiba como prevenir, diagnosticar e tratar

    -

     

    Especialista da Clínica Monte Parnaso explica quais são os tipos de câncer e quais podem ser cuidados

    O Verão 2016 chegou e trouxe consigo alertas contra o maior risco de câncer de pele, por conta das altas temperaturas e aumento dos raios ultravioleta. Os principais tipos de câncer são três: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma. Luciano Morgado, diretor da Clínica Monte Parnaso e dermatologista especialista no assunto, esclarece sobre os riscos, prevenção e possibilidades de tratamento.

    Conhecer é o primeiro passo

    O carcinoma basocelular é o mais comum entre os tipos de cânceres de pele, correspondendo a cerca de 70% de todos os casos. É causado por exposição solar ao longo dos anos e fatores genéticos individuais. Normalmente se manifesta no rosto, com uma elevação translúcida que cresce progressivamente. “Felizmente, é o subtipo menos agressivo. Normalmente não se espalha pelo corpo e raramente ocorre metástase — disseminação para outros órgãos”, explica o dermatologista.

    Já o carcinoma espinocelular corresponde a cerca de 20% dos cânceres de pele. Pode surgir de verrugas genitais de HPV, lesões, úlceras crônicas e em cicatrizes de queimaduras. Manifesta-se como uma pequena lesão verrucosa inicial, que cresce mais rápido e localiza-se frequentemente nos lábios inferiores, — principalmente por tabagismo — orelhas, dorso das mãos e em úlceras de pernas.

    O melanoma é o menos comum, mas o mais agressivo, sendo responsável por 90% das mortes por câncer de pele em pessoas da população branca entre 15 e 90 anos. Normalmente são “pintas” de cor muito escura, com bordas irregulares ou com mais de uma cor. Nesse caso, o fator genético é a principal causa, além das exposições solares.

    Fique atento

    A exposição solar na infância se mostrou o maior responsável pelo surgimento do câncer na fase adulta, por isso os horários devem sem muito bem controlados, sendo indicado evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h, sem contar com o horário de verão.

    “Os pacientes com pele mais clara precisam tomar mais cuidado, por possuírem menos melanina, que protege a pele contra a radiação ultravioleta. Mas isso não significa que os pacientes de pele negra não precisam fazer uso do filtro solar”, elucida o especialista.

    Cuide-se

    É necessário evitar exposição solar excessiva e fazer uso regular de filtro solar de Fator de Proteção 30 ou superior, e prestar atenção às pintas escuras, as quais devem ser avaliadas pelo dermatologista regularmente.

    As chances de cura para o carcinoma basocelular são acima de 90%. O melanoma também pode ser curado quando detectado precocemente, apresentando taxas iguais de cura. Todavia, quando detectados já um pouco mais espessos, podem apresentar taxas de cura abaixo de 40%.

    “Estes três são os mais comuns, mas existe uma grande variedade de outros tipos de câncer de pele. Dessa forma, qualquer lesão de pele que apresente um crescimento muito abrupto deve ser avaliada pelo dermatologista”, finaliza o especialista.

    Sobre a Clínica Monte Parnaso – Instalada no Centro Médico Júlio Adnet, a Monte Parnaso é uma clínica com tratamentos diferenciados nas áreas de Dermatologia, Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Dermatológica. Responsáveis pelo espaço, Ana Regina Trávolo e Luciano Morgado são dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e com Registro de Qualificação de Especialista junto ao CRM-DF (RQE). O atendimento individualizado e diferenciado, as instalações modernas e tecnológicas (automação de iluminação, som, ar, TV e persianas) e a pontualidade são marcas registradas da clínica. Seus profissionais são atuantes na área da Dermatologia há mais de dez anos, em São Paulo e em Brasília e estão sempre presentes nos Congressos Médicos da Especialidade, visando atualização e oferecimento aos pacientes das melhores opções de tratamento.

    SERVIÇO:
    Clínica Dermatológica Monte Parnaso
    End.: Centro Médico Júlio Adnet
    SEPS 709/909 Bl. A Clínica 9 1º Subsolo Brasília-DF
    Tel.: (61) 3263-0833 / 0834
    Web: www.monteparnaso.com.br

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias