spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sábado, 20 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeDoenças que se manifestam na boca

    Doenças que se manifestam na boca

    -

    O que é Estomatologia? A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca (lábios, bochechas, palato, assoalho da boca, istmo da garganta, língua, glândulas e músculos) e no complexo maxilo-mandibular.

    Existem doenças do corpo que se manifestam na boca? Sim. O cirurgião-dentista fará o diagnóstico e o devido encaminhamento ao médico, quando se deparar com pacientes portadores de doenças sistêmicas, entre elas estão problemas que vão desde o câncer a doenças autoimunes que possam apresentar manifestação na boca ou exercerem alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

    Quais são as doenças autoimunes que se manifestam na boca?

    . Sífilis é uma doença crônica, altamente contagiosa  que tem o homem como único hospedeiro natural e exclusivo como fonte de infecção. A doença é causada por uma bactéria (Treponema pallidum) que é capaz de infectar qualquer órgão ou tecido. O agente causador da sífilis entra no organismo através de pequenas lesões na pele ou mucosas ou pela corrente sanguínea. Na cavidade oral,  pode causar lesões granulomatosas.

    lúpus eritematoso sistêmico (doença inflamatória crônica) e o eritema multiforme (síndrome de hipersensibilidade de surgimento abrupto que provoca lesões na pele e, ocasionalmente, nas mucosas, provocado por uma reação do organismo a medicamentos, tais como sulfa, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos etc.) podem se manifestar pela boca, através do aparecimento de lesões ulcerativas na cavidade bucal, feridas abertas que doem e incomodam.

    Anemia  (é o nome dado à redução do número de glóbulos vermelhos no sangue)  pode manifestar-se pelo despapilamento da língua, que fica “careca”, com aspecto liso, brilhante e muitas vezes com secura.

    Leucemia (doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos), um tipo de câncer cuja principal característica é o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, as quais substituem as células sanguíneas normais), também dá sinais na boca e se manifesta por lesões ulcerativas e por áreas necrosadas. Muitas vezes, há o aumento da gengiva e um sangramento espontâneo, que não existia anteriormente.

    . Sapinho (candidíase pseudomembranosa  é uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans). Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua. O aspecto pode se assemelhar a pequenas feridas.

    . HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo. Muitas vezes, o mesmo subtipo do HPV que causa câncer no colo do útero pode se manifestar na boca, através de pequenas verrugas – ou apenas uma. O quadro pode evoluir para um câncer.

    . Pericardite   é uma inflamação do pericárdio, uma espécie de bolsa que envolve o coração. O pericárdio tem como função manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade. A pericardite pode ter como causa as doenças gengivais avançadas ou de um canal não realizado, isso pode fazer com que as bactérias da boca caiam na corrente sanguínea e se alojem em tecidos cardíacos, causando uma infecção.  Essa infecção pode até levar à morte, quando não se toma antibióticos de forma adequada ou quando a pessoa já tem algum problema cardíaco prévio.

    Pode-se prevenir doenças na boca? Claro que sim. Diz a sabedoria popular: “o homem morre pela boca”. Devemos considerar esse ditado popular em todos os sentidos. Por isso, é preciso prevenir as doenças. Prevenir significa antecipar-se, chegar antes. Sem dúvida, prevenção é a melhor promoção para a saúde. Em Odontologia a promoção da saúde pode ser conseguida através de ações educativas, tentando-se mudar valores e comportamentos das pessoas. Desse modo, consiste na orientação à população quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, de uma boa higiene bucal e corporal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, dos benefícios da alimentação balanceada, da prática regular de exercícios físicos e da importância do auto-exame. Estes são alguns exemplos que se levados a efeito pela população podem evitar o aparecimento de inúmeras doenças, inclusive as da cavidade bucal.

    A Odontologia também atua preventivamente? O cirurgião-dentista, profissional da saúde que é, tem a visão moderna dos profissionais da área médica no sentido da valorização da saúde e não da doença. Neste sentido, o odontólogo tem como metas para nortear as suas ações a prevenção e o diagnóstico das doenças dos órgãos da cavidade bucal e do complexo maxilo-mandibular. O cirurgião-dentista, ao abordar o seu paciente, preocupa-se inicialmente em constatar a normalidade, e diante de qualquer alteração, implementar a metodologia clínica necessária para o diagnóstico. Assim, estará criando oportunidades para que um dos objetivos mais importantes na área da saúde seja atingido: o diagnóstico precoce, que determinará ações terapêuticas mais eficientes e com um menor custo.

    Para evitar problemas de saúde na cavidade bucal, visite regularmente o seu dentista, pelo menos duas vezes por ano.

    Leonardo Henrique Nóbrega Gomes Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 – lote 8 – Taguatinga Norte – Fone 3351.2055

    ___________________________________________________________________________

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias