Visitantes da Festa do Morango terão a oportunidade de adquirir os quitutes do concurso
O tradicional Concurso de Receitas do Morango terá um novo formato nesta edição. Realizado pela Emater-DF em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), com apoio da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e da Administração Regional de Brazlândia, o julgamento do Concurso irá acontecer durante a Festa do Morango, no dia 7 de setembro.
Para promover uma maior interação entre os participantes e o público da festa, entre os dias 2, 3, 4 , 7, 9, 10 e 11 de setembro (dias de realização da Festa do Morango), os agricultores participantes do Concurso de receitas vão comercializar os pratos concorrentes nas barracas da Morangolândia. Com isso, os interessados poderão provar os quitutes preparados pelos produtores locais. As receitas serão avaliadas por um júri técnico e também pelo júri popular, composto pelos visitantes da feira, no dia 7 de setembro, às 11h.
Diante do novo formato, os produtores ficaram com o desafio de criar uma receita no formato de porção individual, para ser comercializada antes e depois da avaliação do concurso. “O objetivo da mudança é que o concurso gere renda para os produtores, além de melhorar a técnica de produção e comercialização das receitas”, disse a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, Letícia Martinez.
De acordo com Letícia, em edições anteriores, os participantes que levaram suas receitas para serem vendidas tiveram um bom retorno. No entanto, muitas receitas não tinham formato adequado para serem oferecidas no evento e inviabilizavam a comercialização. Com essa proposta, todos os participantes terão a oportunidade de ter renda com suas receitas. Os visitantes da feira também terão a oportunidade de provar e apreciar a criatividade dos produtores da região.
O júri
Nos últimos anos, o concurso tem sido realizado em duas etapas. A primeira etapa técnica antes da festa, com a preparação e julgamento das receitas na cozinha industrial da Universidade Católica de Brasília, onde os professores e alunos faziam a avaliação e pontuação dos pratos produzidos. A segunda etapa era a revelação e premiação dos vencedores, durante a Festa do Morango.
Na edição deste ano, os concorrentes vão produzir os pratos em seus locais próprios e comercializar as porções individuais durante toda a Festa do Morango. A avaliação técnica continua sendo qualificada, formada por alunos e professores de gastronomia da Universidade Católica de Brasília.