quarta-feira, 9 julho, 2025
More
    InícioCOLUNASDF Rural4ª edição do Eixão Agro traz produtos do campo para a cidade

    4ª edição do Eixão Agro traz produtos do campo para a cidade

    -

    Evento congrega a produção rural do DF no Eixão, entre 208 e 209 Norte, domingo, 6 de outubro, das 8h às 16h

     O Eixão recebe a quarta edição do Eixão Agro, segunda realizada este ano, no domingo, 6 de outubro, das 8h às 16h, na altura das quadras 208/209 Norte. O evento reúne produtores locais do setor agropecuário do Distrito Federal, levando para o coração do Plano Piloto a mercadoria produzida na unidade federativa, ligando diretamente o produtor do campo ao consumidor da zona urbana da capital.

    O evento é realizado anualmente, desde 2017, com o objetivo de unir prazer e regionalidade, estreitando a relação entre comida e cultura e prezando pela escolha dos alimentos mais saudáveis, pela qualidade e pela consciência do ato de consumir o produto agrícola. O Eixão Agro é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) em parceria com instituições agrícolas (Seagri, SFA/DF, Emater-DF, Senar, Ceasa-DF e Conab) e apoios do Sebrae, parceiro em todas as edições, além do BRB, Campo,  Coca Cola e Rede Globo.

    A quarta edição reúne produtores de orgânicos e hortifrutis tradicionais, do agronegócio, alimentos prontos e bebidas, além de tenda de plantas e flores, artesanato e turismo rural organizados em 11 tendas, com uma média de 80 expositores. Sucessos da produção local, como uma grande variedade de frutas e leguminosas, produção orgânica, cogumelos, pimentas, ovos, plantas e flores, além de cafés e processados, como geleias, estarão disponíveis para venda.

    A Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal (SFA-DF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da estará presente no Eixão Agro em estande com informações, material explicativo sobre as ações dos órgãos e uma quitanda com cases de sucesso do setor agro local, comercializando produtos como licores, biscoitos, queijos e geleias, além de artesanatos como tapetes e artigos de decoração.

    A culinária regional também é um destaque no evento. Entre os quitutes apresentados na tenda Delícias do Cerrado com lanches feitos a partir de receitas especiais, sempre com insumos do cerrado: a Costelinha e alcatra suína defumada com chutney de cajuzinho do cerrado com batatas assadas; Penne ao pesto de Baru e manjericão; Escondidinho de carne de sol; Chica doida (pamonha assada com linguiça); Risoto de frango com pequi.

    “O que desejamos com essa iniciativa, que já levou mais de 15 mil  pessoas ao Eixão,  é estimular a economia local e a agricultura familiar, além de disseminar conhecimentos sobre economia agrícola. Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final, mostrando para o público da cidade quanto o Distrito Federal possui de riqueza, diversidade e qualidade no seu setor agrícola”, explica Fernando Ribeiro, presidente da Fape-DF.

    O Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur) volta ao Eixão Agro. Além de informativos, a tenda também celebra o portal Guia Brasília Rural, que agrega todos esses roteiros do estado em um único endereço eletrônico, através do http://www.guiabrasiliarural.com.br.

    Haverá ainda a tenda Agro no DF, coordenada pela Seagri, Senar, Fape, Ceasa, Conab e Campo, com equipes especializadas para fornecer informações sobre agricultura,  com distribuição de mudas, aquários e vários produtos do campo em exposição, como sementes do Cerrado.

    Agricultura no DF

    Apesar de pequeno em extensão, o Distrito Federal possui uma rica faixa de terra produtiva. No total, 70% do território do estado é composto por terras rurais. O setor agrícola emprega cerca de 30 mil pessoas e o Valor Bruto da Produção (VBP) do estado gira em torno de R$ 2,5 bilhões, segundo a Fape-DF.

    Para a Fape, o evento é uma oportunidade de criar uma ponte direta entre o consumidor e o produtor, mostrando que o setor agrícola do DF é rico e sustentável. “Nós temos produtores exemplares para o Brasil, de cultivo direto de grãos, como trigo, e de frutas, como o morango. O estado é referência em diversas áreas, apesar do território pequeno. O agronegócio é pujante, qualificado, e o desenvolvimento sustentável é possível para o campo. Hoje há uma convivência de crescimento mútuo do setor da agroindústria com a natureza”, afirma o presidente Fernando Ribeiro.

    SERVIÇO

    Eixão Agro

    Quando: 6 de outubro, das 8h às 16h

    Onde: Eixão Norte, na altura das quadras 208/209 Norte

    Entrada franca

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias