O Supremo Tribunal Federal irá julgar o habeas corpus de Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (4). Após sua condenação em segunda instância a 12 anos e um mês de reclusão, no caso do triplex do Guarujá, o condenado poderia ser imediatamente preso, o que não aconteceu por força de uma cautelar concedida pelo STF.
Cerca de 75% da população das classes A, B e C consideram que o ex-presidente deveria ser preso por essas acusações, segundo pesquisa feita pela empresa de pesquisa Toluna, nesta segunda-feira (2), com 270 pessoas das classes A, B e C (sendo que a classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 reais por mês), com mais de 18 anos, em todo o país.
No estudo, foram feitas as seguintes perguntas, ‘Você acha que Lula deve ser preso?’ e ‘Você acha que Lula será preso?’. Para a primeira questão, 75% das pessoas responderam sim, ele deve ir para a prisão, e 25% das pessoas responderam que não, não havendo grande diferença entre faixas etárias.
Na segunda questão, 58% das pessoas responderam acreditar que o ex-presidente de fato será preso, enquanto 42% acham que ele não vai para a cadeia. Nesta pergunta houve uma diferença entre a percepção que as diferentes faixas etárias têm da justiça brasileira. Enquanto 66% das pessoas com mais de 55 anos acreditam que o ex-presidente será preso, e 55% dos entrevistados, 11% menos, entre 18 e 34 anos acredita que isso, de fato, acontecerá.
Para ver o relatório completo acesse clique aqui.
(Pesquisa realizada no dia 2 de abril de 2018 com 270 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de 1.625 reais por mês)