Por que devo clarear os dentes? O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Certas comidas e bebidas podem causar a pigmentação(manchamento) dos dentes, entre elas café, chá, vinho e isotônicos. Fumar também pode causar manchas nos dentes. Serve também para promover um branqueamento dos dentes originalmente mais escurecidos.
Por que fazer clareamento dental a laser? porque é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, o cirurgião-dentista aplica um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% sobre a superfície externa dos dentes e faz uso do laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED) que são direcionadas sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas. Vejamos algumas perguntas e respostas sobre essa técnica.
Quais as vantagens do Clareamento Dental a Laser sobre métodos convencionais? As vantagens são muitas, dentre elas podemos citar:
. Tempo – O tratamento a laser é feito em uma única sessão que varia entre uma hora e uma hora e meia, enquanto que os métodos tradicionais leva-se de 2 a 3 semanas.
. Rapidez – Em uma única sessão o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados.
. Comodidade – Não existe a necessidade de se usar moldeira para o tratamento.
O clareamento a laser é seguro para as gengivas e dentes? Sim, é absolutamente seguro. O laser de argônio não possui radiações infravermelho (IV) nem ultra-violeta (UV), não gera calor algum, com isso, a sensibilidade pós uso é bem menor. Além disso, o agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária.
O clareamento dental a laser altera a cor das restaurações já existentes? Não. Ele age apenas sobre os dentes, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento.
Os dentes clareados podem escurecer novamente? Sim, mas os dentes clareados nunca mais voltam a ter a cor que tinham antes e o escurecimento pós-tratamento dependerá do paciente seguir as recomendações do cirurgião-dentista. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.
Restaurações e Próteses podem ser clareadas a laser? Não. O tratamento de clareamento dental a laser de argônio só clareia o esmalte dos dentes. Após o clareamento, as restaurações e próteses podem ser trocadas para garantir um sorriso harmônico, agradável e bonito.
A partir de que idade pode-se fazer o clareamento dental a laser? Não existe uma idade específica, sendo aceitável, fazê-lo a partir dos 10 anos de idade. Existe algum risco à saúde com o clareamento dental a laser? Não, se utilizados corretamente, uma vez que os produtos não provocam nenhum risco à saúde geral do paciente. Os produtos clareadores são aprovados pelos órgãos de saúde brasileiros, americanos e europeus.
Por que devo clarear meus dentes? Entre as razões para clarear seus dentes, pode-se citar algumas, tais como: mais segurança e auto-estima, aparência mais jovem, bem como reverter os anos de manchamento e amarelamento que se formaram com o passar do tempo.
Custa caro um clareamento dental? Atualmente a demanda pelo clareamento dental nos consultórios odontológicos é crescente. Porém, muitos pacientes ainda têm dúvidas de quanto custa um clareamento dental. Os valores variam de consultório para consultório e vai depender da técnica empregada. Mas a técnica a ser empregada não deve ser uma escolha exclusiva do paciente. Ela deve ser recomendada pelo cirurgião-dentista, que avaliará o caso e depois indicará o tratamento mais eficaz, que vai depender do histórico do paciente, da coloração dos dentes e de sua expectativa. Consulte regularmente o seu Dentista e faça o seu clareamento dental a laser na Clínica Carpe Vida.