A mais nova bebida da marca é inspirada em elementos brasilienses
Pioneira do Centro-Oeste na produção de cervejas artesanais com frutos do Cerrado, a Colombina inicia abril com o lançamento da “Tesourinha”, produzida especialmente em comemoração ao mês de aniversário de Brasília. A bebida, que tem como base o estilo American IPA, leva seriguela em sua composição, fruta comumente encontrada nas áreas verdes das superquadras do Plano Piloto. Além da identificação no sabor, os brasilienses poderão notar que a cidade está representada no rótulo, o que torna a identidade visual da bebida um aglomerado de referências de marcos e elementos da Capital, a qual completa 58 anos neste mês.
Inspirada na frase “eu queria ser uma tesourinha só pra poder te tirar dos eixos” da escritora brasiliense Julianna Motter, a nova Colombina entra para o catálogo de produtos artesanais da marca e realmente promete entregar aos brasilienses uma sensação gastronômica com um terroir da Capital. Gosto este que foi o resultado da junção dos sabores de grande personalidade de uma cerveja do estilo American IPA e a seriguela. Essa junção de elementos é performada com maestria pela cervejaria goiana desde sua concepção e tem como objetivo mostrar a versatilidade dos temperos, frutos e inúmeros sabores encontrados no Cerrado brasileiro.
A concepção da bebida teve como propósito homenagear a capital do País de uma forma nova e que fugisse do comum. “O sabor foi resultado de um estudo feito com muito carinho e pesquisa. Mas como todo presente, a experiência começa na embalagem!”pontua Alberto Nascimento, sommelier da cerveja Colombina desde sua criação em 2014 e também compõe a diretoria da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).No rótulo da mais nova integrante da família Colombina, nota-se uma grande quantidade de referências e elementos da arquitetura, literatura e arte locais. Desde o painel de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, de Athos Bulcão à famosa Tesourinha, responsável por dar acesso às superquadras, cortando o “eixão” (Eixo-Rodoviário-Residencial).
Nesta identidade visual comemorativa nota-se também, nos informativos referentes a teor alcoólico da bebida, uma alusão às placas de sinalização da cidade. Ainda com essa vasta presença de elementos visuais houve ,assim como na projeção da própria cidade, um carinho e preocupação com a ordem visual. De forma que todos estes elementos ficam em perfeita sintonia com a onipresente e empoderada ilustração da colombina ao centro. “É a
nossa forma mostrar o carinho que a Colombina tem por Brasília. Sempre nos preocupamos em ser uma marca regional, que valoriza sua origem e sua terra, e Brasília sempre fez parte desse nosso sentimento, pois tem um papel fundamental na trajetória da Colombina ”conta Patrícia Mercês, diretora geral da cervejaria.
Sobre a Cerveja Colombina:
A cerveja Colombina, lançada em fevereiro de 2014, tornou-se a primeira cerveja artesanal a ser produzida em Goiás e a elevar o patamar da produção cervejeira regional, ao investir em uma variedade de lúpulos, leveduras e maltes nobres, e inserir processos diferenciados, em alguns casos.
Além disso, a nova experiência da produção artesanal cervejeira foi enriquecida pela ideia bem sucedida de se combinar diferentes frutos do cerrado e ingredientes característicos da região na composição das receitas da bebida. Desde a sua criação, a Colombina enriqueceu seu portfólio com mais de dez diferentes estilos, combinando os seguintes ingredientes regionais em sua formulação: castanha de baru, baunilha do cerrado, mutamba, pimenta bode, pequi, murici, cagaita e jabuticaba.
Em seus quatro anos de história, a marca Colombina passou de um pequeno projeto dentro da Cervejaria Goyaz, para se tornar a principal marca produzida dentro da empresa, ocupando todo o espaço que antes era dedicado à produção do chopp pilsen. Além disso, já arrematou cinco medalhas durante o Festival Brasileiro da Cerveja, o maior da América Latina, e um dos três maiores do mundo.