quinta-feira, 24 outubro, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeHipersensibilidade dentinária

    Hipersensibilidade dentinária

    -

    Ingestão de alimentos ácidos e escovação incorreta podem agravar o problema

    A hipersensibilidade dentinária consiste na dor causada por desgaste da superfície do dente. Dores e incômodos aos estímulos de quente, frio, acidez ou doce são as principais manifestações do problema. Muitas vezes não despertam muita atenção porque são dores que vem de repente e passam logo. As pessoas que tem esse tipo de problema aprendem, na maioria das vezes, a conviver com ele, sem sequer tomar os cuidados necessários para que ele seja evitado. 

    Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?  Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

    Qual é o tratamento para a  hipersensibilidade dentinária?  ela pode ser tratada e também pode ser prevenida. A dor  é causada por uma agressão à polpa, ou seja, a parte do dente que é composta por vasos sanguíneos, nervos, vasos linfáticos, células e fibras. O desgaste do esmalte do dente ou uma retração da gengiva faz com que a dentina, que se comunica com a polpa através de túbulos dentários, fique exposta, fazendo com que os túbulos dentários fiquem abertos, provocando dor.  O desgaste de dentina pode ocorrer por causa de diversos fatores, como por exemplo, a ingestão de alimentos ácidos e açucarados ou quando se aplica muita força na escovação , essa dentina fica mais facilmente exposta na região cervical do dente. Além disso, pacientes com bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes) podem vir a ter dentes mais sensíveis. Além daqueles que não fazem a higiene bucal após as refeições.

    Como prevenir a hipersensibilidade: Para  evitar a hipersensibilidade, o melhor mesmo é ter uma higiene bucal adequada, escovando os dentes no mínimo três vezes ao dia e usando fio dental pelo menos uma vez diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e a gengiva.

    Mas lembre-se: se você tiver hipersensibilidade nos dentes, faça uma consulta com o seu cirurgião-dentista.  Ele pode prescrever flúor em gel ou enxaguante bucal  com flúor. Você também poderá usar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. Consulte seu cirurgião-dentista sobre os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias