Para representar a Emater-DF entre os diversos líderes da agropecuária do país, a presidente da empresa, Denise Fonseca, participou nesta terça (5) do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, realizado no Centro de Convenções Internacional de Brasília. Durante o evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre os desafios da pasta e a importância da assistência técnica.
“A assistência técnica este ano foi planejada e organizada, mas no ano que vem a assistência técnica será o meu maior desafio à frente do Ministério da Agricultura. […] Nós precisamos de infraestrutura, precisamos de assistência técnica, precisamos de crédito mais barato, de crédito que chegue ao produtor.” Ela também lembrou que hoje é o Dia do Técnico Agrícola e ressaltou que a data é oportuna para o debate do setor.
O Congresso, que vai até o dia 7 de novembro, debate políticas para o setor agropecuário, medidas de desenvolvimento rural e os principais desafios da agropecuária no Brasil e no mundo.
Além do secretário de Agricultura do DF, Dilson Resende, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAP-DF), Fernando Cezar Ribeiro, e do Superintendente Federal da Agricultura do DF, William Barbosa, participam do encontro diversos deputados, senadores, extensionistas, agricultores e representantes da agropecuária de todo o país.
O evento é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O congresso será um ambiente para compartilhar experiências e propor iniciativas para o aprimoramento de medidas para o desenvolvimento rural nos municípios.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da CNA, João Martins; do presidente da CNM, Glademir Aroldi; do presidente da FPA, Alceu Moreira; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Nesta terça-feira (5), os participantes debateram a importância da reforma tributária para o desenvolvimento do país. Amanhã, quarta-feira (6), a programação terá painéis voltados ao desenvolvimento de políticas agrícolas, debates focados na sustentabilidade e inovação local, fomento à produção agropecuária e ações para ampliação do acesso a mercados e a agregação de valor.
No último dia do evento, quinta-feira (7), os participantes assistirão a palestras do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
O evento tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCBPM).
(Por Joelma Pereira – Ascom-Emater/DF)