Neste curso é obrigatória a realização e participação dos alunos em viagens e visitas técnicas, de acordo com a Deliberação Normativa nº 427, de 04 de outubro de 2001, do Ministério do Turismo, e que podem acontecer aos finais de semana. Os custos dessas viagens ficarão por conta dos alunos. Para essa turma está prevista realização de uma viagem rodoviária intermunicipal e uma viagem aérea interestadual com duas pernoites.
O Guia de Turismo é o profissional responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Esse profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos e apresenta e organiza roteiros de visitas e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.
O profissional pode atuar em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Além de adquirir domínio técnico-científico, o aluno desenvolve visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, para que possa tomar decisões e iniciativas em busca de soluções inovadoras.
O curso será desenvolvido na modalidade presencial, porém, enquanto o Senac-DF constatar que há a necessidade de adoção de medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus, as atividades educacionais serão desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos (atendimento remoto), e/ou com atividades flexíveis entre presencial e remoto conforme protocolos internos.