Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591 Instagram/Facebook: @talytamac Consultas: 61 99449-5532
O vegetarianismo (hábito alimentar com retirada de alimentos de origem animal) vem crescendo em Brasília, com cada vez mais estabelecimentos comercializando produtos destinados a este público. Existem várias denominações que conversam com o vegetarianismo estrito (o citado anteriormente): ovovegetarianismo (retirada do consumo de carnes e laticínios, porém mantendo consumo de ovos), lactovegetarianismo (sem consumo de carnes e ovos, mantém-se o consumo de laticínios) e ovolactovegetarianismo (mantém-se consumo de lácteos e ovos).
A dieta vegetariana pode ser saudável e completa, desde que haja variedade e grupos de todos os alimentos. É importante, ao iniciar a transição, respeitar seu corpo, ter paciência e, se possível, buscar orientação nutricional, não só para aprender como manter sua alimentação balanceada, mas também para realização de acompanhamento de saúde. Muitas vezes, antes mesmo de modificar a alimentação, pode haver carência de nutrientes no seu organismo. Aqui, reuni algumas orientações para você que deseja diminuir seu consumo de carne e fazer isto da maneira mais saudável possível:
– Faça gradativamente, de forma a não abalar seu psicológico e possibilitar uma boa adaptação. Escolha dias da semana e refeições em que irá retirar o consumo de carne, e evolua a cada dia.
– Folhas não são boa fonte de proteína. Leia novamente e entenda: folhas são essenciais para sua alimentação, porém não são tudo. Um almoço baseado apenas em folhas não te fornecerá proteínas suficientes.
– Fontes de proteína vegetal: leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), tofu, oleaginosas (amendoim, castanhas) – cuidado com o excesso, sementes e grãos germinados, pastas de todos os alimentos citados anteriormente, levedura nutricional e proteínas em pó vegetais.
– Para absorção do ferro nesta dieta, é importante consumir, junto das principais refeições, algum alimento fonte de vitamina C, desde um limão espremido, até um suco de fruta, ou uma fruta após o almoço.
– Se você mantiver uma dieta com ovos, estará consumindo vitamina B12. Esta vitamina está presente em alimentos de origem animal. No caso de uma dieta vegetariana estrita, é importante acompanhar, junto a um profissional, os níveis deste nutriente. Mesmo que você ainda consuma carne, não necessariamente sua vitamina B12 estará adequada, por isto é tão importante realizar consultas periódicas, antes de se tornar uma deficiência severa.
Não confunda vegetarianismo com veganismo. O vegetarianismo é referente à alimentação. O veganismo é um movimento que envolve outras escolhas sociais e ambientais buscando a sustentabilidade, sem agressões ao meio ambiente e animais.
Parabéns pela sua escolha, zelar pelo nosso planeta é algo urgente e precioso, porém não se esqueça de cuidar também de quem mora nele: você.