Selo Caminho Suave, da Editora Edipro, amplia conceito de alfabetização com material que une criatividade e aprendizado
Desenhar, pintar, rabiscar, colorir… essas brincadeiras são mais que diversão: ampliam a criatividade; auxiliam na alfabetização; na atividade motora e contribuem para o desenvolvimento infantil de modo geral. O tempo que a criança passa concentrada nessas brincadeiras será percebido no futuro.
O Livro de Colorir Caminho Suave une ensino e diversão com imagens pensadas no desenvolvimento dos pequenos, com figuras de animais; formas geométricas; números; cores e letras. As ilustrações reforçam o que é passado nas escolas e nos livros infantis, e por meio da pintura poderá guardar referencias mentais que serão úteis durante o processo de aprendizado.
A autora da obra é Maíra Lot Micales, mãe e editora de livros há dez anos, escritora dos livros infantis Cocô, Xixi e Pum e Careta para a chupeta!, obras que também são do catálogo do Selo Caminho Suave, da Editora Edipro, destaca que o livro para colorir é um excelente momento para estar em família e vivenciar experiencias únicas de interação.
“Como mãe e autora de livros infantis, acredito que o aprendizado é enriquecido quando há diversão”, garante Maíra. Perceba os seis benefícios desse simples ato na lista abaixo. Coloque a garotada para colorir, imaginar e brincar!
- Mais noção de espaço e profundidade: a compreensão da geometria especial é adquirida aos poucos, masas artes podem contribuir para acelerar esse processo que será fundamental na prática de esportes, no desenvolvimento motor e até mesmo auxiliar no futuro em disciplinas como a matemática e física.
- Mais coordenação motora fina e grossa: ao aprender a pintar, a criança inicia um processo, de forma suave, para desenvolver um dos aprendizados mais importantes: a escrita. Aquelas que já estão familiarizadas com o lápis e o papel aprenderão mais rápido a formar suas primeiras letras.
- Mais estímulo para a imaginação: mesmo os rabiscos – que para os adultos parece algo sem sentido – para os pequenos é a construção do lado lúdico deles. Esses riscos abstratos exercitam a imaginação e auxiliam no desenvolvimento cognitivo. São os primeiros passos para entender com naturalidade o funcionamento do mundo físico e sua relação com o que eles veem com os olhos e sentem com as mãos.
- Mais senso crítico e estético: muitos dizem que o cérebro de uma criança em crescimento é como uma esponja, já que absorve conhecimentos à sua volta com muito mais facilidade que um adulto. Pois por isso mesmo, a exposição dos pequenos à arte é a melhor maneira de fazer com que adquiram naturalmente noções de estética e, inclusive, desenvolvam seu senso crítico.
- Mais capacidade de concentração: você provavelmente já ouviu falar nos livros de colorir para adultos, mas sabia que além da diversão, eles têm a função de melhorar nosso foco e concentração? Pois nas crianças, atividades como essa têm o mesmo efeito: quando os pequenos passam horas pintando um livro de desenho eles também estão aumentando sua capacidade de se concentrar.
- Mais autoestima e autoconfiança: quando uma criança produz algo, isso é motivo de orgulho não apenas para os pais, mas também para ela mesma. E justamente por isso, a arte ajuda a se valorizar, contribui para aumentar sua autoestima. A arte também traz autoconfiança, serve como escape para tensões e medos e permite que as crianças se expressem por meio das formas e aprenda a lidar com as emoções.
Ficha técnica
Nome: Livro de Colorir Caminho Suave
Autora: Maíra Lot Micales
Selo: Caminho Sauve
Editora: Editora Edipro
ISBN: 9786586742084
Formato: 27×20,5 cm
Páginas: 64
Preço: R$ 29.90
Link de venda: Edipro, Amazon e Travessa
Sobre a autora: Maíra Lot Micales é editora de livros há mais de 10 anos, tendo editado mais de quinhentas obras. É autora dos livros infantis: “Cocô, Xixi e Pum” e “Careta pra chupeta” além de também assinar as obras Caligrafia e Livro de Atividades Caminho Suave. Filha de livreiros, é defensora ferrenha do livro como instrumento para formação e engrandecimento pessoal, desde os primeiros anos de vida. Mãe de dois filhos, formada em Administração de Empresas pela EASP-FGV e pela HEC-Paris, com especialização em Negociação pela FGV, atuou por vários anos na gestão do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da CASACOR, sempre lidando com bens culturais. Como mãe, adora inventar histórias como forma de transmitir mensagens educativas a seus filhos.