Os fungos, principais causadores, podem estar em banheiros úmidos, praias, piscinas e saunas
As micoses, infecções causadas por fungos, podem ocorrer tanto na pele, unhas e cabelos, além de outras partes do corpo. O contato com superfícies úmidas e com altas temperaturas, como banheiros, praias, piscinas e saunas, é mais comum durante as férias, sendo esses locais associados ao aparecimento de micoses. As infecções por fungos são mais comumente localizadas nas unhas, em áreas de dobras da pele, assim como nas virilhas, axilas e entre os dedos. Existem também as micoses do couro cabeludo, porém acometem mais as crianças.
Para a médica dermatologista Wanessa Simão, o período das férias é mais propício para o fungo se desenvolver, visto que as pessoas frequentam mais os ambientes quentes e úmidos. Por isso, saunas e banheiros de academia precisam ter uma atenção redobrada. É importante a utilização de sandálias nesses locais para prevenir as infecções fúngicas. Sendo que, as áreas do corpo mais acometidas são a região de dobras da pele, devido ao acúmulo de umidade nestes locais. “As unhas dos pés também são afetadas devido ao seu crescimento mais lento, o que facilita a proliferação dos fungos. Pessoas com baixa imunidade também são mais suscetíveis a adquirir as infecções fúngicas”, destaca a dermatologista e salienta, ainda, que animais também podem ser portadores dos fungos, como os gatos e cachorros.
Para o tratamento, é necessário avaliação de um especialista e nos casos mais leves o tratamento consiste no uso de antifúngicos tópicos por cerca de 3 a 4 semanas. Já nas micoses mais extensas pode ser necessário associar antifúngicos por via oral, como o itraconazol, fluconazol ou terbinafina. “As micoses de unha são mais difíceis de serem erradicadas, necessitando do uso combinado de medicações por via oral e tópica por um período entre 3 e 6 meses. Uma alternativa interessante para o paciente que não pode tomar muitas medicações por via oral é o uso do laser para tratamento das micoses de unha”, orienta.
Conheça os sintomas mais comuns:
- Coceira;
- Pele descamativa;
- Frieira: lesão na pele que descama e coça, geralmente nos pés, entre os dedos;
- Impigem: lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada que coçam e descamam.
Prevenção
- Ter bons cuidados de higiene;
- Manter o corpo limpo e seco;
- Evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.
- Utilizar roupa de algodão que permita a pele respirar.
Serviço:
Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia