quinta-feira, 24 outubro, 2024
More
    InícioDestaquesPARABÓLICA ECONÔMICA com o jornalista Flávio Resende

    PARABÓLICA ECONÔMICA com o jornalista Flávio Resende

    -

    Flávio Resende

    Entrevista

     Confraternizações de fim de ano movimentam bares e restaurantes do país

    Empresários estão otimistas com a procura, que cresceu em média 15% em relação ao ano passado, mas foi inferior aos resultados registrados em 2019

    Empresário Darcílio Junqueira. (Foto: José Péres)

    Ao contrário de 2020, este fim de ano deve ser movimentado para o setor de alimentação fora do lar, com quase 80% da população vacinada contra a Covid-19; o 13º salário impulsionando a economia; a retomada das atividades econômicas nos últimos meses; e as pessoas voltando a ter uma rotina mais fora de casa. Nesta entrevista ao Jornal do Planalto, Darcílio Junqueira, diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a expectativa é grande por parte do empresariado para preencher, pelo menos em parte, o rombo deixado no período de pandemia.

    Qual a expectativa dos bares e restaurantes para este fim de ano?

    Observamos uma expectativa de aumento médio de 15% no movimento deste fim de ano, embora seja inferior ao que registramos em dezembro de 2019.

    Como tem sido segurar o preço, com a inflação tão alta?

    Precisamos reajustar os preços dos produtos, em média, 15% frente a um aumento dos insumos bem superior a isso. Tivemos um ano melhor que 2020, mas ainda falta bastante para equilibrarmos as perdas que acumulamos no período mais dramático da pandemia. 

    E as contratações?

    No geral, nós precisamos contratar mais pessoal para dar conta da demanda, além de lançar várias promoções para diferentes tipos de clientes, o que inclui pessoas físicas, comemorações de amigos e grupos corporativos.

    Qual a importância da FBHA para o setor?

    A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

     

    Mercado

     BB prorroga mutirão de renegociação de dívidas

    O Banco do Brasil prorrogou o seu mutirão de renegociação de dívidas. Agora, as condições especiais podem ser acessadas até o dia 30 de dezembro. Neste período, os descontos chegam a até 95%, para liquidação à vista de dívidas vencidas. Também estão disponíveis descontos nas taxas de juros e prazo de até 100 meses para renegociação a prazo de operações vencidas. O mutirão teve início no dia 6 de dezembro e, desde então, mais de 42 mil operações foram realizadas, totalizando R$ 634 milhões renegociados em todo o país. Todos os clientes que estiverem com dívidas vencidas e não pagas podem procurar o Banco para buscar uma solução adequada a sua capacidade de pagamento. As condições estão disponíveis para clientes pessoa física, produtor rural e pessoa jurídica, que possuam dívidas inadimplidas oriundas de operações de crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial e outras. Os clientes podem acessar as agências do Banco para renegociar suas dívidas e também os canais digitais: site, App, WhatsApp (61 4004-0001) e pela Central de Atendimento (4004-001 / 0800 729 0001).

     

    Novidade I

    Peça Rara no Shopping Sul

    Foto: Robson Cesco

    Chegou a vez da cidade de Valparaíso de Goiás receber uma unidade da rede de brechós Peça Rara. O brechó queridinho da capital federal chega ao Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás, neste domingo, dia 19/12, a partir das 10h. O Peça Rara é conhecido por promover a parceria, o consumo consciente e sustentável com preços que cabem no bolso. O modelo é de consignação, onde o fornecedor fica com a metade do valor e a loja com a metade.  A ideia da proprietária Ane Hoesein de abrir as portas na véspera do Natal e da passagem de ano é para que as pessoas aproveitem a novidade para conhecer o modelo referência no Brasil e comprar os seus presentes ou looks de festas com bons preços e a qualidade Peça Rara. “Quem conhece o bom gosto e a curadoria Peça Rara sempre fica apaixonada”, diz.  A loja, de 320m², tem amplo estoque de roupas e acessórios infantis e femininos. A rede surgiu em 2007 na capital federal onde tem lojas em várias de suas regiões administrativas. Está em expansão pelo Brasil, tendo como meta chegar a 42 lojas físicas nos próximos meses. Prima pela modernidade, padronização e incentiva o consumo sustentável, além de ter um olhar apurado para o social, com ações através do Instituto Eu Sou Peça Rara. Já são mais de 200 empregos criados pela rede somente neste ano.

     

    Novidade II

    Espaço Luciana Santos na 302 Sul

    Leandro Miotti, Núbia Maurelli, Luciana Santos e Dr. Carlos Alberto

    Acaba de ser inaugurado o Espaço Luciana Santos, que comercializará móveis e objetos de decoração de luxo para um público seleto. A curadoria, feita por diversos consultores do mercado de luxo, incluindo arquitetos e decoradores, selecionou peças de diversos países, incluindo Índia e Países Árabes. “São peças de alta requinte, a maioria folheada a ouro, que não se encontram facilmente em qualquer lugar e vão compor os ambientes juntamente com os colchões que já são considerados os melhores do mundo”, destacou a empresária Luciana Santos. A loja contará também com um café, um ambiente para receber convidados, com lanches rápidos, empratados e espumante gelado. “Criei um espaço de relacionamento onde as pessoas vem aqui, conhecem, se apaixonam, e compartilham de um ambiente e de uma atmosfera diferenciada que querem levar para suas casas”, conclui Luciana.

    SERVIÇO:

    Espaço Luciana Santos

    Endereço: CLS 302, Bloco B, Loja 22, Brasília-DF

    Horário de Funcionamento: 9h às 18h

    Instagram: @espacolucianasantos

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias