Chef: Carol Silva
Foto: Carolina Linz
A receita traz o Budião grelhado com molho de camarão ao leite de coco e purê de banana da terra
O Budião é um peixe nobre na região sul da Bahia mas você pode substituição por algum filé de peixe branco e alto como pescada amarela, badejo ou robalo.Para o peixe
400 g de filé de peixe
Tempere como preferir pode usar sal, limão, alho a gosto ou se preferir tempere com lemon pepper.
Deixe o peixe temperado descansar pelo menos 30 minutos para “pegar o tempero”
Passe os filés na farinha de trigo e grelhe em uma frigideira antiaderente com azeite e manteiga.
Para o purê de banana da terra
04 unidades de banana da terra cozida
100 ml de leite integral
02 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
Corte as bananas em 04 pedaços. Deixe a casca. Cozinhe as bananas até ficarem macias.
Retire da água de cozimento, descasque e amasse. Tente fazer esse processo enquanto as bananas ainda estão quentes. É bem mais fácil amassar.
Após amassar as bananas coloque em uma panela de fundo grosso com o leite e a manteiga. Mexa até ficar com consistência de purê, ou seja, firme mas bem macio, ajuste o sal ao seu gosto.
Para o molho de camarão
250 gramas de filé de camarão. Geralmente, usamos o sete barbas. Mas, se preferir, pode utilizar o camarão rosa também.
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
150ml de leite de coco
50ml de creme de leite
Refogue a cebola e o alho picados no azeite, acrescente o camarão e tempere com sal.
O camarão cozinha muito rápido, então já acrescente o leite de coco. Assim que o camarão estiver macio, acrescente uma colher de sopa de trigo para dar consistência ao creme. Junte o creme de leite, salsinha bem picadinha e está pronto.
Montagem:
Em uma travessa coloque os filés de peixe grelhados. Arrume o purê de banana da terra ao lado. Por cima do peixe coloque o molho do camarão e polvilhe com queijo muçarela. Leve ao forno pré-aquecido a 200° por quinze minutos para gratinar. Sirva com arroz branco.
Restaurante Sorriso Baiano
O Restaurante Sorriso Baiano, que fica em Prado, a uma distância de 50 metros da praia, tem 600 metros quadrados e conta com um ambiente colorido, aconchegante e com muito verde. Apesar de estar instalado dentro de um condomínio, o que proporciona um ambiente de tranquilidade e segurança, o restaurante é aberto ao público.
O layout da casa oferece um local confortável, descontraído, no qual o hóspede se sente à vontade. Alinha todos os pontos no mesmo conceito: a identidade visual, o cardápio, a música e o atendimento.
O Diferencial do Sorriso Baiano é o cardápio com várias opções de pratos. Prevalece a cozinha brasileira com ênfase na nordestina, mas possui toques e referências da culinária do norte e até mesmo da gastronomia italiana. O restaurante é comandado pela Chef amazonense Caroline Silva, proprietária juntamente com o seu esposo José Augusto.
O menu do Sorriso Baiano tem como carro-chefe a moqueca baiana e traz pratos de peixes e frutos do mar, o Filé de Budião ao molho de camarão gratinado e purê de banana da terra, entradinhas como a croqueta de costela, o bolinho de bacalhau e o sertãozinho – um bolinho de carne seca, tapioca e abóbora – todas feitas na casa.
O restaurante recentemente ganhou dois prêmios no 16º Festival Gastronômico do Prado, que teve como protagonista a mandioca: o “Perfume de Mani”, na categoria Drink, e o “Mani”, na categoria prato principal.