Escola de natação realiza evento temático em comemoração à data, alertando sobre
benefícios e riscos
Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada com o objetivo de conscientizar a população a respeito desse recurso natural imprescindível para a existência
humana e equilíbrio do planeta. Dentre as principais funções da água para o ser humano, em relação ao bom funcionamento do organismo, estão a regulação da temperatura do corpo, transporte de substâncias como sais minerais e nutrientes, eliminação de substâncias para fora do corpo e proteção das estruturas. Para além desses benefícios, o meio aquático é um convite para o lazer e esportes.
A natação é a terceira atividade física mais praticada no Brasil, com, aproximadamente, 11 milhões de adeptos. Em Brasília, apenas a rede de escolas de natação Aquafan conta com 2 mil alunos, de 3 meses a 98 anos de idade. E para comemorar a data e chamar à reflexão, a escola promoverá um dia inteiro de aulas temáticas com foco no uso consciente desse recurso natural. O objetivo é compartilhar a ideia de que quem ama e usa, cuida.
“Festejamos neste dia o bem mais precioso das nossas vidas. A gente acredita nisso. Por isso, a MGB e a Aquafan aproveitam essa ocasião para reforçar a conscientização com a valorização e respeito com a água”, afirma Gustavo Borges, campeão olímpico de natação e desenvolvedor do Método Gustavo Borges, aplicado pela Aquafan.
“É preciso cuidar do bem mais precioso da Terra, assim como é preciso ter cuidado com ele. Em todos os casos, a responsabilidade vem em primeiro lugar, junto com muito respeito, em todos os sentidos”, adverte Renato Dourado, sócio da Aquafan. “O afogamento é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos de idade. Então, é excelente que se aprenda a nadar o quanto antes. Mas o afogamento não é exclusividade de quem não sabe nadar. Treinamos nossa equipe e alertamos nossos alunos para situações de risco e atendimentos emergenciais”, alerta. O cuidado com esse bem precioso também passa pelo uso consciente, claro.
“Somadas, nossas sete piscinas têm 1279 metros cúbicos de água, que mantemos em plenas condições de uso com tratamentos a base de sal e ozônio. A manutenção dos equipamentos e da infraestrutura também evita desperdícios”, relata Renato Dourado.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas (ANAPP), estimase que haja 2,8 milhões de piscinas no Brasil, sendo cerca de 80 mil no Distrito Federal. E por aqui, além das piscinas espalhadas por residências, condomínios, academias e escolas de natação, há inúmeros clubes, parques temáticos e parques públicos como a Água Mineral e o Lago Paranoá que democratizam o acesso da população à água como fonte de lazer. Em relação ao Lago, por exemplo, sua balneabilidade vem aumentando. Atualmente, segundo informações da Caesb, são nove áreas próprias para banho e prática de esportes. Ou seja, em seu conjunto, Brasília é um parque aquático para ninguém botar defeito. O desafio é cuidar para seguir usufruindo, sempre com atenção.
Sobre a Aquafan
Inaugurada em 2018 a Aquafan se encontra em processo de expansão, com unidades próprias na 712 Norte, 702 Sul e, agora, na Runway Sudoeste. A unidade da Asa Norte possui o maior parque aquático coberto de Brasília, com quatro piscinas, sendo uma delas de 25 metros. Na Asa Sul, além de piscina semiolímpica coberta, há estacionamento exclusivo. Em ambas, o tratamento da
água é feito por método de salinização. Já no Sudoeste, a piscina conta com dois sistemas de tratamento de água: sal e ozônio. A meta da Aquafan é se tornar a maior rede de escolas de natação do Brasil.
Serviço:
AquaFan Asa Norte: (61) 3447-7405 (local do evento)
Aquafan Sudoeste: (61) 98469-0498
AquaFan Asa Sul: (61) 3349-8473
instagram- @aquafanbsb