Técnicos analisam as imagens do equipamento, durante prática do curso
Médicos-veterinários da Emater-DF realizam, no dia 18/04, a parte prática da capacitação em reprodução de bovinos,com o uso da ultrassonografia, realizado pela Emater-DF em parceria com o Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) da Embrapa. O objetivo é atualizar o conhecimento e assim aprimorar o atendimento prestado aos bovinocultores de corte e leite.
O curso é ministrado pelos instrutores Carlos Frederico Martins, Adriano Mesquita pesquisador e analista da Embrapa Cerrados, respectivamente e Ivo Pivato, professor da Universidade de Brasília. A capacitação teve início na segunda-feira (17) com a parte teórica e contará com três para a parte prática, possibilitando a execução das atividades por todos os participantes.
Na parte teórica, os participantes compartilharam conhecimentos sobre a inseminação artificial em tempo fixo, uma técnica que permite sincronizar o cio das matrizes leiteiras, por exemplo para facilitar o manejo do rebanho. Nesse contexto, além do estudo do aparelho reprodutivo do animal, a parte teórica tratou do protocolo hormonal e principais problemas reprodutivos que podem ser diagnosticados com o uso do ultrassom.
Na parte prática, os técnicos farão o diagnóstico de gestação através da palpação retal e o manuseio e aferição de aparelho de ultrassonografia, além da e interpretação de imagens ultrassonográficas.
“Essa formação é uma demanda dos técnicos da área animal e vai ao encontro das práticas que serão realizadas no dia a dia das propriedades e também do acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), através do programa Mais Pecuária Brasil”, afirma o gestor de bovinocultura da Emater-DF, Maximiliano Cardoso.
O programa promove o melhoramento genético e o aumento da produtividade, utilizando a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e entregando a prenhez confirmada aos produtores. “Os técnicos vão aplicar esse conhecimento diretamente nos produtores que estão no projeto e também em outros que não estão e já demandaram por ter essa necessidade”, afirma o gestor de ruminantes e equideos.
Outra vantagem do curso é que a Emater-DF adquiriu aparelhos de ultrassonografia para uso dos veterinários e zootecnistas e os participantes do curso farão a parte prática nos equipamentos próprios da Emater-DF. “Nossos técnicos vão aprender a manusear o equipamento e poder futuramente acompanhar os produtores utilizando o equipamento da Emater-DF”, afirma o gestor do programa de bovinocultura.