Uma das principais interrogações no atual mercado de transferências na Europa é o destino de Neymar. O jogador brasileiro tem sido especulado fora do Paris Saint-Germain desde o fim da temporada passada, depois de mais uma vez a equipe não conseguir ser campeã da Champions League e o atacante ter perdido muitos jogos por causa de mais uma lesão. Para completar, o clima entre o camisa 10 e os torcedores do PSG piorou, com protesto ocorrendo em frente à casa do jogador na capital francesa.
A contratação de Luis Enrique, espanhol que treinou Neymar no Barcelona, abriu a perspectiva de a permanência no clube não ser um cenário tão improvável. Para Gianluca Di Marzio, pesa mais do que tudo o desejo do atacante brasileiro. O especialista em mercado de transferências afirmou em entrevista ao site “Apostagolos.com” que a prioridade do camisa 10 é permanecer no futebol europeu e que isso faz com que a sequência no PSG seja o desfecho mais esperado.
– Eu definitivamente não acredito que Neymar queira ir para um clube na Arábia Saudita ou nos Estados Unidos. Ele quer jogar na Europa. E por isso, mesmo que ele esteja numa lista de dispensa do Paris Saint-Germain, será muito difícil outro clube europeu contratá-lo por causa do seu salário altíssimo. Não vai ser fácil para ele se transferir para um clube da Premier League ou para um da Itália, por exemplo.
Luis Enrique deve ajudar Neymar nessa tarefa de reconquistar um ambiente positivo no Paris Saint-Germain. Os dois foram campeões europeus juntos pelo Barcelona, na temporada 2014/2015, a melhor da carreira de Neymar na Europa. Tanto que foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo na ocasião. Para Di Marzio, será uma via de mão dupla. O brasileiro também tem o que oferecer ao técnico espanhol.
– Eles têm uma relação muito boa e isso deve continuar no Paris Saint-Germain. Neymar é perfeito para o Luis Enrique, por sua vez. Eles vão tentar fazer as coisas acontecerem e darão uma temporada para ver como os dois juntos vão desempenhar na França.
Aos 31 anos, Neymar atravessa um momento de desconfiança na carreira, devido às sucessivas lesões. Ele chegou a ser cogitado no Barcelona, que nega os rumores de contar com o atacante novamente. O brasileiro também tem sido especulado em clubes da Inglaterra, como Chelsea e Manchester United. Para Gianluca Di Marzio, a próxima temporada é a chance derradeira de Neymar mostrar sua melhor versão.
– Acredito que a ida do Luis Enrique para o Paris Saint-Germain pode ser a última dança para Neymar porque ele gosta de escalar os times de maneira bem ofensiva, o que é benéfico para o Neymar.
Destinos de Mbappé e Kane
Outros nomes de primeira grandeza que estão badalados na atual janela de transferências são os dos atacantes Mbappé e Kane. O primeiro é mais uma vez cotado para trocar o Paris Saint-Germain pelo Real Madrid, enquanto o segundo tem sido colocado como alvo do Bayern de Munique para comandar o ataque depois da não permanência de Sadio Mané.
Di Marzio explica a situação do artilheiro inglês, grande referência da seleção e do Tottenham:
– O histórico do Bayern de Munique é não pagar mais de 80 milhões de euros por um atacante. Eles desistiram do Victor Osimhen (atacante do Napoli) por isso. Se o Tottenham não quiser incluir alguns jogadores numa troca, é difícil imaginar que o negócio se concretize. – afirmou, para destacar em seguida: – Entretanto, Kane deu toda a sua vida ao Tottenham e, com a história que tem no clube, penso que o deixarão ir se ele realmente quiser. Pessoalmente, não acho que ele vá fazer isso. Ele vai começar a temporada no Tottenham com o mesmo entusiasmo. Tudo depende de Kane querer realmente pressionar o Tottenham por uma transferência.
Sobre Mbappé, o especialista em transferências ressalta um comportamento pouco comum do atacante:
– Sei que o Mbappé quer ficar. Ele quer mesmo ficar porque é o rei em Paris. Ele está a pensar como um jogador da NBA, porque na NBA os jogadores decidem o seu futuro ao fim do contrato (que está no último ano). Já na Europa não pensamos assim nas transferências no futebol. Ele é provavelmente o primeiro a fazer isso. – destacou. – Mbappé quer ficar, mas não sei o que vai acontecer se, nos últimos dias de agosto, o Real Madrid chegar com uma proposta e o PSG deixá-lo ir porque não quer que ele saia de graça. O que sei é que a vontade do jogador é ficar e depois decidir, durante ou no final da temporada, qual é a melhor situação para ele. Renovar o contrato ou ir para o Real Madrid ou para o Liverpool.