Terra argilosa, cola e água. Com apenas estes três materiais é possível fabricar uma tinta natural e barata. A técnica foi ensinada a 16 produtores rurais de São Sebastião, em oficina organizada pela unidade local da Emater-DF.
O curso foi ministrado pelo engenheiro-agrônomo Márcio Meirelles, que ensinou aos produtores todos os passos para produção da tinta, desde a escolha da terra até chegar na mistura perfeita para pintar.
“A oficina de tinta de terra é uma ação que traz bem estar e autoestima às famílias, com uma casa mais bonita, alegre e acolhedora. O custo é baixo e podem usar terras de características mais argiolsas, de diversas cores encontradas nas propriedades”, diz Márcio.
Para produzir uma lata de 18 litros, os produtores teriam um custo de apenas R$ 90,00. E além de ser menos tóxica é igualmente duradoura.
A oficina foi realizada na última sexta-feira (18), na propriedade da agricultora Josefa Ataídes, que cultiva ervas medicinais. Para ela, a propriedade precisa ser sustentável. “Quanto menos eu trouxer insumos de fora da minha propriedade, melhor. A tinta de terra contribui para deixar nossas instalações mais bonitas, harmônicas, além de trazer o resgate da ancestralidade. Nasci numa casa de adobe e a tinta de terra resgata práticas antigas e amplia o ciclo de sustentabilidade na propriedade, inclusive nas nossas construções.”