O projeto Oikos Cultural, uma iniciativa do Movimento Comunitário do Jardim Botânico com o apoio do Instituto Brasília Ambiental e parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove uma rica programação de cursos, oficinas, palestras, apresentações culturais e outras atividades.
A comunidade do DF, em especial da cidade do Jardim Botânico, recebe um grande Festival de Alimentação Saudável, nos dias 17 e 18 de maio no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), do Brasília Ambiental. Essa é mais uma oportunidade para os moradores da região e de regiões administrativas próximas aproveitarem uma rica programação de cursos, oficinas, palestras, apresentações culturais e outras atividades.
Na sexta (17/05), a partir das 10h, haverá palestra sobre obesidade, apresentações teatrais da Cia Fábula, destinada à criançada, oficina de plantas medicinais e show da banda SOM A+.
Já no sábado (18/05), a partir das 8h, o festival contará com oficina de produção e degustação de chás, show de MPB, oficina de receitas saudáveis com a produção da horta caseira, apresentação da banda GarotoVIP e show de encerramento com um super show de forró com a banda Amendoins, já se preparando para participação no Arraiá do Movimento Comunitário, a se realizar nos dias 31/05 e 01/06
Ainda no sábado (18), a Ecofeira JB vai reunir microempreendedoras locais e artesãs da cidade, oferecendo produtos sustentáveis e de alta qualidade. Uma ótima oportunidade para encontrar presentes criativos e originais.
“Este projeto é muito importante para o Jardim Botânico”, diz Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico. “Ele contribuiu para a revitalização do CPS, para a educação ambiental e para a promoção da cultura local. Além disso, estimulou a comunidade, com mais entretenimento e oportunidade de aprendizado.”
Além da programação cultural, o festival contará com a entrega da revitalizada horta do CPS, um espaço que será utilizado para promover a educação ambiental e a alimentação saudável na comunidade.
Horta do CPS
A horta, que antes estava escassa, foi completamente revitalizada com a ajuda de voluntários do MCJB e de parceiros para o projeto. O espaço recebeu novos canteiros, adubação e mudas de hortaliças e ervas aromáticas.
A revitalização do espaço é um passo importante para o projeto Oikos Cultural, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de um estilo de vida sustentável. A horta servirá como um espaço de aprendizagem e prática para os moradores, que poderão aprender a cultivar seus próprios alimentos frescos e saudáveis.
“Acredito que a horta será um espaço de aprendizado, integração e produção de alimentos saudáveis para a comunidade. Fico feliz em ver o cuidado com esse espaço que também é nosso”, destaca Pedro Henrique Ribeiro, morador da cidade do Jardim Botânico.
O Festival de Alimentação Saudável faz parte do 1° semestre de atividades do projeto Oikos Cultural, uma oportunidade para a comunidade celebrar as conquistas e aprender mais sobre alimentação saudável e práticas sustentáveis.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (17/05):
Manhã:
10h: Apresentação Teatral Cia Fábula (Peça: Mamãe Onça);
11h: Palestra sobre obesidade (conscientizar sobre os riscos da obesidade para a saúde, informar o público sobre o que é obesidade, suas causas, consequências e tratamento, apresentar estratégias para prevenir e controlar a obesidade).
Tarde:
16h: Apresentação Teatral Cia Fábula (Peça: Mamãe Onça);
17h: Oficina Teórica e Prática de Plantas Medicinais (como fazer um tempero medicinal);
19h: Apresentação da banda SOM A+.
Sábado (18/05):
Manhã:
08h: Oficina de Produção de Chás;
09h: Degustação de Chás com show de MPB;
Tarde:
10h: Oficina Prática de Receitas fáceis e saudáveis com a produção de sua horta caseira (o chef Cizú Torres ensina a aproveitar ao máximo sua horta);
12h: Apresentação da banda Garoto VIP;
16h: Oficina de Horta Caseira (aprenda a cultivar uma horta dentro de casa);
17h: Apresentação musical da banda Amendoins (show de forró).
O projeto Oikos Cultural é um exemplo de como a cultura, a educação ambiental, a sustentabilidade e a alimentação saudável podem ser trabalhadas de forma conjunta e integrada. O festival de encerramento será uma oportunidade para celebrar as conquistas do projeto e para a comunidade se conectar com diversas temáticas importantes.