sábado, 17 maio, 2025
More
    InícioDestaquesCampanha Maio Furta-Cor

    Campanha Maio Furta-Cor

    -

    Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental Materna, Direito de Todas!
    Maio Furta-cor Brasília promove debates e ações sobre saúde mental materna

    A campanha Maio Furta-cor, voltada à conscientização sobre a saúde mental materna, traz uma série de eventos, rodas de conversa, lives e entrevistas ao longo do mês de maio, promovendo debates essenciais sobre os desafios da maternidade no Distrito Federal.

    Maio Furta-cor é uma construção coletiva que reúne mães, profissionais da saúde, ativistas e gestoras públicas comprometidas com a valorização do cuidado materno e com a urgência de políticas públicas voltadas à saúde mental das mulheres.

    Com o tema deste ano “Saúde Mental Materna, Direito de Todas!”, a campanha traz à tona questões relevantes como diretrizes de políticas públicas, sobrecarga materna, maternidade preta, violência obstétrica e maternidade atípica, por meio de uma programação diversa, informativa e afetuosa.

    Além disso, a campanha visa informar sobre um avanço importante na consolidação de políticas públicas para saúde mental por meio da aprovação do Projeto de Lei que institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no Distrito Federal – Lei nº 7.583/2024 – autoria do deputado distrital Gabriel Magno.

    Desde a criação, em 2020, por iniciativa da psicóloga Nicole Amorim e da psiquiatra Patrícia Piper, o movimento já conquistou a aprovação de mais de 90 projetos de lei relacionados ao Maio Furta-Cor. Hoje, está presente em quatro continentes e mais de 12 países.

    Maio Furta-cor atua em Brasília há quatro anos com o objetivo de sensibilizar a sociedade e mobilizar o poder público em torno da saúde mental materna. Para a psicóloga clínica, consultora em saúde mental e representante do Maio Furta-cor Brasília, Rita Rocha, o foco principal da luta é justamente o tema de 2025, que o acesso à saúde mental seja um direito de todas. “Desde que iniciei na Campanha em Brasília como representante, tenho procurado destacar as diversidades dentro das temáticas das mães atípicas, mães pretas, mães solo, buscando direito para todas as mães, principalmente, às que mais sofrem. O que me mobiliza é ir atrás de políticas públicas que proporcionem acesso à saúde mental, para que todas as mães possam ser acompanhadas e cuidadas”.

    Trata-se de uma ação brasileira, comunitária, suprapartidária e sem fins lucrativos, realizada ao longo de todo o mês de maio – período em que se celebra o mês das mães – com uma programação que inclui debates, eventos, rodas de conversa e mobilizações virtuais.

    PRÓXIMOS EVENTOS MAIO FURTA-COR BRASÍLIA 2025:

    Lives semanais – sempre às terças-feiras, às 12h10 – @ondafurtacorbrasilia
    Apresentação de: Laura Schwengber (escritora e ativista)
    • 20/05 – Violência Obstétrica Convidada: Isabela Parente (psicóloga e integrante do coletivo Nascer Bem).
    • 27/05 – Sobrecarga e Burnout Materno Convidada: Letícia Junqueira (psicóloga e escritora).

    Outros eventos em destaque:
    • 17/05 – Evento Maio Furta-cor, a partir das 9h, na Administração
    Regional de Ceilândia-DF.
    • 21/05 – UBS 02, Cruzeiro Velho-DF
    Roda de conversa com Rita Rocha, sobre Saúde Mental Materna, Direito de
    Todas.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias