Formação prática em fabricação de queijos capacita 16 produtores de vários núcleos rurais do Distrito Federal
Dezesseis produtores rurais participaram, nesta quarta-feira (16), do Curso de Fabricação de Derivados do Leite – Queijos Especiais, realizado no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF. A capacitação foi ministrada pelo técnico em agroindústria e extensionista rural da empresa Flávio Bonesso, que conduziu atividades teóricas e práticas sobre boas práticas de fabricação e processamento de lácteos.
Durante o curso, os participantes produziram três tipos de queijos: Minas Padrão, Coalho e Candango. A aprendizagem prática passou pelas etapas de pasteurização, coagulação, corte da massa, dessoragem, prensagem e armazenagem adequada para maturação. Durante esse processo, Bonesso também compartilhou dicas de preparo de outros queijos especiais, como muçarela, boursin e chancliche, incentivando a diversificação da produção e a agregação de valor ao leite.
Para a produtora Ozemaria Cardoso, do núcleo rural Alexandre Gusmão, Brazlândia, o aprendizado foi muito enriquecedor. “O ambiente do curso estava muito agradável, a gente se sentiu à vontade para fazer perguntas e realizar as práticas e foi muito bacana conhecer novos tipos de queijo”, destacou ela, que teve a oportunidade de levar pra casa uma degustação dos queijos boursin e chancliche. Mas ela destacou que gostou mesmo, foi do queijo Candango. “Achei o sabor maravilhoso e com certeza vou fazer essa receita em casa”, afirma a produtora.

Segundo o Bonesso, capacitações como essa oferecem alternativa de renda ao produtor e um produto de qualidade ao consumidor. “O processamento do leite é uma forma de agregar valor à produção e a Emater-DF busca contribuir orientando sobre as normas de higiene e fabricação de alimentos, e sobre as melhores técnicas para um oferecer um produto de qualidade para o consumidor final”, destacou o técnico em agroindústria.
A Emater-DF realiza regularmente cursos voltados para a agroindústria rural, oferecendo assistência técnica e orientações sobre legislação sanitária, gestão e comercialização. Os interessados em participar de futuras capacitações devem procurar o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade.





