
A poesia nos proporciona leveza, criação e reflexão, tem o poder de instigar novas interpretações, sonhos e imaginações. Sem precisar tirar os pés do chão, alcançamos através desse gênero novos horizontes.
Afinal, o lirismo poético nos chama atenção para refletir sobre o comportamento humano, expressa a vida, de maneira simples ou complicada, mesmo que passe despercebida, está inserida na sociedade através da linguagem humana manifestada de forma crítica ou altruísta.
É importante ressaltar que não há versos sem sentimento, não importa qual, mas o poema uma hora sai, traz a sua mensagem, dá o seu recado, despertando sentimentos aleatórios.
Precisamos de poesia porque os textos poéticos estimulam as nossas indagações. Abrange o universo de palavras, são minuciosos, subjetivos, possuem uma essência plural que passeia pelos mais variados campos da utopia e distopia.
A poesia não é um amontoado de palavras escritas, mas vivências, conflitos, sonhos, fantasia, entre muitos outros elementos que encoraja o autor a narrar as suas concepções.
Ser poeta é expor o detrimento que corrói a sua estrutura emocional, e ao mesmo tempo apresentar a alegria através de versos que fazem magia naquilo que nos cerca, na constante busca pelo amor, a paz e a esperança.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.




