quarta-feira, 5 novembro, 2025
More
    InícioDestaquesEngenheiros agrônomos são homenageados com Comenda do Mérito Agronômico Brasiliense 2025

    Engenheiros agrônomos são homenageados com Comenda do Mérito Agronômico Brasiliense 2025

    -

    Cerimônia destacou a contribuição dos profissionais para o desenvolvimento do agro no DF e homenageou extensionistas da Emater-DF

    A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal (AEA-DF) promoveu, na noite desta quinta-feira (30), uma noite marcada por reconhecimento e emoção durante a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Agronômico Brasiliense 2025 “Engenheiro-Agrônomo Alysson Paolinelli”, promovida no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-DF).

    O evento contou com a presença do presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e do secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, ambos engenheiros-agrônomos, além de representantes da Embrapa, da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), da Coopa-DF e de outras entidades do setor.

    Na solenidade, foram homenageados profissionais que se destacam por suas contribuições à agronomia e ao desenvolvimento rural no DF. A engenheira-agrônoma Clarissa Campos, da Emater-DF, recebeu a Comenda na categoria Extensionista, em reconhecimento à sua trajetória dedicada à assistência técnica e à promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais.

    Também receberam moções de louvor a extensionista Sônia Lemos e o ex-empregado da Emater-DF Otávio Nóbrega, pelos relevantes serviços prestados à empresa e à agricultura do Distrito Federal.

    O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou a importância da profissão e o legado de instituições como a Emater e a Embrapa, criadas e fortalecidas por agrônomos visionários.

    “É uma alegria muito grande comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo celebrando profissionais que transformaram o Cerrado em referência produtiva. A Emater-DF é uma empresa feita por esses homens e mulheres que acreditaram na pesquisa, na extensão e no potencial produtivo do nosso território. Hoje o DF é vitrine tecnológica, um exemplo de produção sustentável e diversificada, graças à coragem e à dedicação dos engenheiros agrônomos”, destacou Duval.

    O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, destacou o papel fundamental dos engenheiros agrônomos no crescimento e na competitividade do agronegócio brasiliense. “Todos esses parceiros que estão aqui vêm ajudando, a cada ano, a batermos recordes de produtividade, expandindo exportações e conquistando novos mercados. Já somos o terceiro maior produtor de morango do Brasil, o segundo maior exportador de sementes de sorgo e referência em avicultura e café especial. Tudo isso só é possível graças ao trabalho técnico e comprometido dos engenheiros agrônomos”, afirmou.

    Durante a cerimônia, o presidente da AEA-DF, Antônio Barreto, ressaltou que o Mérito Agronômico tem como objetivo valorizar diferentes atuações da categoria — do ensino à pesquisa, do associativismo à extensão rural.

    “Essa comenda carrega o nome de Alysson Paolinelli, símbolo da revolução agrícola brasileira, e busca reconhecer profissionais que, em diferentes frentes, constroem o desenvolvimento sustentável do DF. O engenheiro agrônomo é peça essencial não só na produção, mas na preservação ambiental e na geração de oportunidades para o campo”, afirmou.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias