quarta-feira, 5 novembro, 2025
More
    InícioCOLUNASCultura AtivaProjeto Corpitos nas Escolas leva vivência de dança contemporânea para crianças surdas...

    Projeto Corpitos nas Escolas leva vivência de dança contemporânea para crianças surdas da Escola Bilíngue de Taguatinga

    -

    Projeto apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) oferece seis horas de atividades educativas, com turmas no período da tarde, focadas na exploração criativa do movimento por meio de estratégias pedagógicas inclusivas

    O Corpitos nas Escolas, projeto que democratiza o acesso à dança contemporânea, inicia uma ação especial em outubro: uma vivência exclusiva para alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga, que atende crianças com deficiência auditiva. A iniciativa oferecerá aulas para duas turmas, cada uma com três encontros de uma hora, totalizando seis horas de atividades, que utilizam o brincar, a improvisação e o gesto criativo para estimular o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças vinculadas ao repertório da dança contemporânea.

    O acesso à educação em dança contemporânea ainda é uma prática elitista e branco cêntrica. O Corpitos, entretanto, propõe pensar a dança contemporânea como um espaço imersivo na escola pública para diferentes corpos e territórios. Transgredir fronteiras para que todos tenham acesso a educação de qualidade.

    Essa abordagem, que valoriza as comunidades periféricas e negras no Distrito Federal, se coloca a pensar como a intelectualidade e o repertório de movimento e imagem dessas comunidades é construído. A escola é ponte de acesso a muitos dos nossos acessarem um pensamento crítico e transformador para o lugar que habitam e é aqui que o Corpitos intenciona alcançar crianças, a partir da valorização da identidade e cultura da comunidade que os cerca para, enfim, desenvolver passos para autonomia e identificação com o ambiente que convive e mora. E é a partir da valorização do corpo que podemos elaborar conhecimento e livre expressão.

    As vivências serão ministradas pelas arte-educadoras da dança Letícia Medeiros, Rossana Alves e Sabrina Silva, sempre às segundas-feiras, nos dias 20 e 27 de outubro e 03 de novembro, das 14:00 às 16:30. As aulas foram estruturadas com estratégias pedagógicas adaptadas e contam com o apoio de intérpretes de Libras para garantir uma experiência imersiva e acessível. A proposta é focar na experimentação e descoberta de movimentos, valorizando a cultura e criatividade das crianças em sua diversidade de corpos, histórias e identidade.

    Sobre o Corpitos nas Escolas

    Criado em 2018, o Corpitos tem como missão democratizar o acesso à dança contemporânea, uma linguagem artística que acolhe a singularidade de cada corpo. O projeto atua em escolas públicas do Distrito Federal e mantém uma turma regular no Centro de Dança. Sua metodologia incentiva a liberdade de movimento, permitindo que as crianças descubram suas próprias formas de dançar, desenvolvendo autonomia e potencializando espaços de livre expressão e criação a partir do corpo.

    Para a idealizadora do projeto, Letícia Medeiros, nascida e criada em Samambaia, levar a dança para as escolas públicas é uma forma de devolutiva à comunidade. “Quando criança, eu queria ter aulas de dança. Olhando para as experiências já vividas no projeto, vejo que o Corpitos pode transformar o olhar das crianças. Elas percebem que podem inventar, errar, reinventar. Ministrar aulas na rede pública é garantir que crianças, diferente de mim, possam experimentar uma aula de dança contemporânea desde cedo”, relata.

    A inclusão é um pilar central do projeto. A vivência na Escola Bilíngue de Taguatinga reforça este compromisso, assegurando que a dança seja um direito e uma experiência prazerosa para todos.

    Serviço: Vivência Corpitos na Escola Bilíngue de Taguatinga

    · O quê: Vivência em Dança Contemporânea para Crianças Surdas

    · Onde: Escola Bilíngue de Taguatinga

    · Quando: 20, 27 de outubro e 03 de novembro (segundas-feiras, 14h as 15h – 15:30 as 16:30)

    · Para quem: Alunos da própria escola

    · Observação: Esta é uma atividade fechada aos alunos da escola.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias