Projeto apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) oferece seis horas de atividades educativas, com turmas no período da tarde, focadas na exploração criativa do movimento por meio de estratégias pedagógicas inclusivas
O Corpitos nas Escolas, projeto que democratiza o acesso à dança contemporânea, inicia uma ação especial em outubro: uma vivência exclusiva para alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga, que atende crianças com deficiência auditiva. A iniciativa oferecerá aulas para duas turmas, cada uma com três encontros de uma hora, totalizando seis horas de atividades, que utilizam o brincar, a improvisação e o gesto criativo para estimular o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças vinculadas ao repertório da dança contemporânea.
O acesso à educação em dança contemporânea ainda é uma prática elitista e branco cêntrica. O Corpitos, entretanto, propõe pensar a dança contemporânea como um espaço imersivo na escola pública para diferentes corpos e territórios. Transgredir fronteiras para que todos tenham acesso a educação de qualidade.
Essa abordagem, que valoriza as comunidades periféricas e negras no Distrito Federal, se coloca a pensar como a intelectualidade e o repertório de movimento e imagem dessas comunidades é construído. A escola é ponte de acesso a muitos dos nossos acessarem um pensamento crítico e transformador para o lugar que habitam e é aqui que o Corpitos intenciona alcançar crianças, a partir da valorização da identidade e cultura da comunidade que os cerca para, enfim, desenvolver passos para autonomia e identificação com o ambiente que convive e mora. E é a partir da valorização do corpo que podemos elaborar conhecimento e livre expressão.
As vivências serão ministradas pelas arte-educadoras da dança Letícia Medeiros, Rossana Alves e Sabrina Silva, sempre às segundas-feiras, nos dias 20 e 27 de outubro e 03 de novembro, das 14:00 às 16:30. As aulas foram estruturadas com estratégias pedagógicas adaptadas e contam com o apoio de intérpretes de Libras para garantir uma experiência imersiva e acessível. A proposta é focar na experimentação e descoberta de movimentos, valorizando a cultura e criatividade das crianças em sua diversidade de corpos, histórias e identidade.
Sobre o Corpitos nas Escolas
Criado em 2018, o Corpitos tem como missão democratizar o acesso à dança contemporânea, uma linguagem artística que acolhe a singularidade de cada corpo. O projeto atua em escolas públicas do Distrito Federal e mantém uma turma regular no Centro de Dança. Sua metodologia incentiva a liberdade de movimento, permitindo que as crianças descubram suas próprias formas de dançar, desenvolvendo autonomia e potencializando espaços de livre expressão e criação a partir do corpo.
Para a idealizadora do projeto, Letícia Medeiros, nascida e criada em Samambaia, levar a dança para as escolas públicas é uma forma de devolutiva à comunidade. “Quando criança, eu queria ter aulas de dança. Olhando para as experiências já vividas no projeto, vejo que o Corpitos pode transformar o olhar das crianças. Elas percebem que podem inventar, errar, reinventar. Ministrar aulas na rede pública é garantir que crianças, diferente de mim, possam experimentar uma aula de dança contemporânea desde cedo”, relata.
A inclusão é um pilar central do projeto. A vivência na Escola Bilíngue de Taguatinga reforça este compromisso, assegurando que a dança seja um direito e uma experiência prazerosa para todos.
Serviço: Vivência Corpitos na Escola Bilíngue de Taguatinga
· O quê: Vivência em Dança Contemporânea para Crianças Surdas
· Onde: Escola Bilíngue de Taguatinga
· Quando: 20, 27 de outubro e 03 de novembro (segundas-feiras, 14h as 15h – 15:30 as 16:30)
· Para quem: Alunos da própria escola
· Observação: Esta é uma atividade fechada aos alunos da escola.





