segunda-feira, 10 novembro, 2025
More
    InícioCOLUNASArquitetura & ConstruçãoA importância do projeto hidráulico bem executado nas reformas

    A importância do projeto hidráulico bem executado nas reformas

    -

    Cuidados com a infraestrutura do banheiro, da cozinha e outros ambientes são indispensáveis desde o início da obra

    Em vistoria de obra, o arquiteto Alexandre Pasquotto avalia toda a execução da hidráulica antes do fechamento das paredes do banheiro | Projeto: Meneghisso Pasquotto Arquitetura | Fotos: divulgação

    Infiltrações, mau cheiro vindo do ralo, pressão irregular no chuveiro, ruídos nas tubulações, vazamentos em registros e acúmulo de umidade nas paredes são alguns dos problemas mais comuns que encontramos quando o sistema hidráulico de uma residência não é planejado ou executado corretamente.

    Para que tudo saia conforme o script, os arquitetos Alexandre Pasquotto e Mariana Meneghisso, que juntos comandam a Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, ressaltam que é preciso um acompanhamento rigoroso para que cada etapa e detalhe seja realizado com precisão.

    Sob o olhar minucioso, o projeto hidráulico segue padrões e normas que garantem funcionalidade às infraestruturas, além de evitar falhas que comprometam o revestimento, retrabalhos e um aumento no custo de manutenção.

    Planejamento de banheiros

    É no banheiro que a complexidade do sistema se torna mais evidente e é onde cada centímetro precisa ser planejado com minúcias, já que envolve pontos de água (incluindo a tubulação de água quente e fria), esgoto, ralos, duchas, registros e misturadores, entre outros elementos.


    Na suíte do casal, os arquitetos Alexandre Pasquotto e Mariana Meneghisso anteciparam as saídas para a banheira, ducha dupla e bancada dupla | Projeto Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: JP Image

    “Em um dos nossos projetos, toda a estrutura de abastecimento foi oriunda do pavimento inferior, e a partir dali, distribuímos para os pontos de pia, chuveiro e banheira através das infraestruturas e registros. É fundamental prever, desde o início, onde estarão as saídas de ducha higiênica, o esgoto e até o dreno do ar-condicionado (se for o caso), para evitar que algo precise ser quebrado depois”, explica o arquiteto.

    Tamanha a relevância do dimensionamento hidráulico que, a partir dessas definições é possível predizer a altura dos espelhos, o alinhamento da marcenaria, o desenho dos nichos e até o caimento ideal dos pisos para o escoamento da água.

    “Com o projeto bem executado conseguimos integrar o técnico e o estético, e isso é o que diferencia um banheiro bonito de um banheiro funcional”, acrescenta Mariana.

    Durante a inspeção realizada pelo arquiteto Alexandre Pasquotto, ele aponta a instalação para uma ducha higiênica monocomando com abertura para água quente e fria | Projeto Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: JP Image

    Outras dicas de atenção que o casal de arquitetos elenca são:

    · Planejar a altura dos registros e misturadores conforme o tipo de cuba e torneira;

    · Verificar o caimento do ralo antes do assentamento do piso;

    · Prever pontos de água quente e fria mesmo quando o aquecimento será instalado depois;

    · Deixar acesso fácil aos registros e válvulas de manutenção.

    Para uma cozinha eficiente

    No projeto desta cozinha, os arquitetos Alexandre Pasquotto e Mariana Meneghisso previram uma bancada generosa que acomodou uma ampla cuba esculpida e a lava-louças embutida na marcenaria. Para a viabilização desses elementos, foi preciso prever as tubulações para a entrada de água e saída de esgoto | Projeto Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: JP Image

    Na cozinha, as instalações hidráulicas envolvem uma série de conexões interligadas, como por exemplo: pia, lava-louças, purificador e filtro. Todos esses pontos precisam estar coordenados com a marcenaria e os eletrodomésticos escolhidos, o que exige compatibilização de projeto para evitar surpresas, como tubulações aparentes ou falta de espaço para conexões.

    “O segredo está no planejamento e a posição das saídas e a pressão da água influenciam no desempenho de equipamentos e na estética final. Se o ponto estiver mal colocado, vamos ter problemas para embutir uma torneira gourmet ou para esconder tubulações indesejadas”, comenta Alexandre.

    Lavanderias também entram no jogo

    É preciso verificar pressão e voltagens compatíveis com os eletros | Projeto Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: Divulgação

    Assim como na cozinha, a lavanderia exige atenção semelhante com um estudo de layout para o correto posicionamento de tanque, máquina de lavar e aquecedor.

    “Um erro comum é deixar pouco espaço para manutenção, o que dificulta trocas ou reparos. Conferir a altura dos pontos e a inclinação dos drenos evita transtornos e mantém o ambiente funcional”, destaca o arquiteto.

    Outros pontos que merecem atenção

    Na área de lazer deste projeto, a piscina e o ofurô demandam sistemas independentes de abastecimento, escoamento e drenagem | Projeto Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: JP Image

    Embora os banheiros, cozinhas, lavabos e lavanderias concentrem a maior parte das tubulações, há outros locais da casa que também exigem infraestrutura hidráulica como áreas de lazer com banheiras, spas ou ofurôs, além de varandas gourmet e jardins com pontos de irrigação.

    Obra limpa, resultado preciso

    Um dos diferenciais que a dupla do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura destaca é o gerenciamento diário de obra que permite manter a organização, controle e a visualização de todas as tubulações antes do fechamento para que se possa corrigir qualquer imprecisão.

    “Quando a infraestrutura é bem executada, o resultado final é perceptível até no conforto do banho, na pressão da água e na ausência de ruídos ou vazamentos. E tudo isso começa com gerenciamento e uma instalação hidráulica bem planejada”, finaliza Alexandre Pasquotto.

     

     

    Sobre a Meneghisso & Pasquotto Arquitetura

    Com referências importantes na viabilidade executiva do projeto, somado a formação afinada em forma e estética, a dupla de arquitetos se completa na criação e concepção dos trabalhos. O escritório atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos. Tendo como premissa produzir soluções, através de projetos autorais funcionais, atemporais, nos diversos vieses estéticos e de estilo, que traduzam boa arquitetura e a personalidade do cliente.

    Em 2025, o escritório fez sua estreia na CASACOR São Paulo, o maior evento de design, arquitetura e decoração das Américas, com o banheiro Natureza em Essência.

    Mariana Meneghisso. Arquiteta Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes. Pós Graduada em Responsabilidade Civil pela Fecaf, Pós Graduada em Neuroarquitetura pela Ipog, Especialista em Perceptual Design pelo Instituto Politécnico de Milão. Membro da Academy of Neuroscience for Architecture Brasil. Sócia da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura desde 2005.

    Alexandre Pasquotto. Arquiteto Urbanista pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, Técnico em Edificações pela E.T.E. Júlio de Mesquita, Pós Graduado em Cálculo Estrutural pela Ipog, atua na construção civil residencial, industrial e corporativa desde 1992, consultor em dimensionamento, viabilidade e custos no ramo civil. Sócio desde 2004 da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.

    @meneghisso_pasquotto_arq

    Telefone: (11) 4551-7809 | 11 99272-8924

    E-mail: contato@pasquottoarquitetura.com.br

    Site: https://www.pasquottoarquitetura.com.br/

     

     

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias