Um dos principais problemas da modernidade é a falta de tempo, que impede muita gente de montar pratos coloridos. Em uma refeição, quanto maior a variedade de cores reunidas no prato maior a variedade de vitaminas e antioxidantes serão ingeridos pois cada cor esconde em si uma propriedade diferente. Daí o motivo para nutricionistas insistirem tanto para que as pessoas consumam um arco íris na hora das refeições.
Por isso, as cores dos vegetais e frutas são vistas como guardiãs da saúde, atuam contra ação dos radicais livres, fortalecem sistema de defesa, favorecem a flora intestinal e previnem doenças, como câncer, diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos.
No arco íris nutricional , existem 6 grupos de alimentos divididos em amarelo, verde, marrom, vermelho, branco e roxo. Vale ressalvar que suco de fruta em pó é colorido artificialmente, assim como iogurtes, balas, sorvetes, biscoitos e demais alimentos industrializados.
Que esse texto possa esclarecer as dúvidas e claro encorajar toda família a buscar uma alimentação saudável.
O que de fato existe em cada cor
Vermelho: aumenta disposição
Indica a presença do licopeno, um pigmento muito eficiente no combate ao câncer de próstata. O molho de tomate é a melhor fonte de licopeno. Para aumentar sua absorção, use um fio de azeite no molho, pois a gordura ajuda a liberar o licopeno do tomate. Fontes: caqui, cereja, framboesa, beterraba, pimentão vermelho, romã, goiaba e melancia.
Amarelo e Laranja: reforçam o sistema imunológico
Fontes de betacaroteno (pró-vitamina A), que participa da manutenção dos tecidos e cabelos, beneficia a visão e melhora a imunidade. Também são ricos em vitamina C que participa da síntese do colágeno – produzido naturalmente pelo organismo. Fontes: abacaxi, manga, mamão, melão, milho, cenoura, laranja, tangerina, caju , abóbora.
Verde: Desintoxica
Indica a presença de clorofila, conhecida como um potente energético celular. Também se encontra cálcio, ferro, potássio, Vitamina C, E e B9, betacaroteno e luteína – outro antioxidadente que protege a pele das agressões externas e do envelhecimento. Fontes: folhas, abobrinha, brócolis, abacate, quiabo, vagem , kiwi, ervilha, pepino e limão.
Marrom: Elimina as Impurezas
Se for um cereal, como arroz integral por exemplo servirá como fonte de fibras que regulam o intestino, controlam o colesterol e os níveis de glicemia. Já as oleaginosas são excelentes fontes de selênio e vitamina E – ambos com função vasodilatadora, anticoagulante e energética. Fontes: cereais integrais e castanhas.
Roxo, Preto e Azulado: Dão mais vitalidade
Contêm antocianina, um pigmento ligado à presença de vitamina B1, conhecida por transformar os nutrientes em energia. Ela ainda aumenta a disposição mental e faz parte da manutenção do sistema nervoso, muscular e cardíaco. Fontes: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão preto, jabuticaba, uva roxa, repolho roxo.
Branco: Fortalece e Anima
Contêm flavina, composto que indica a presença de cálcio e fósforo, que por sua vez participam da manutenção dos ossos e dentes. A cor branca do alimento indica ainda a presença de carboidratos e vitamina B6, que melhora o humor. Fontes: alho, banana, batata, cebola, couve flor, feijão branco, maça, pêra, palmito, mandioca, rabanete.
Zuila Acioly Marques Leite – CRN/1 5684
Formada em Nutrição desde 2007, pós graduada em
Nutrição e Alimentação Escolar e Nutrição Clínica