
A torneira gigante feita de cobre, é umas das principais atrações turísticas do Tecnopark de Winterthur, (parque tecnológico de pesquisa localizado no município de Zurique), Suíça. A peça suspensa no ar parece flutuar magicamente com a queda d’água contínua. A obra é uma verdadeira ilusão óptica que desafia a lógica do sentido visual, criando um efeito hipnotizante para os que circulam no local.
Quando o visitante se depara com o monumento tem uma experiência de sentidos e logo se imagina em um dia muito quente, tomando um banho embaixo da torneira gigante com a água bem geladinha em pleno céu aberto. A obra de arte embeleza o jardim, fugindo do convencional, surpreendendo e impressionando o público curioso.
A instalação é considerada uma das mais intrigantes do mundo. E qual será o truque existente por trás dessa fantasia? Há uma base em formato de coluna transparente que segura a torneira e o tanque por trás disfarça o cano cristalino que sai água pelas suas extremidades. Esse efeito inusitado inova e estimula a criatividade da engenharia e do designer arquitetônico que mescla o real e o imaginário, despertando o interesse dos apreciadores pela misteriosa torneira inacreditavelmente elevada.
É importante ressaltar que a comuna suíça, Winterthur é a sexta maior da cidade e possui muitas atrações, entre elas Museus de ciências, technorama, Sammlung Oskar Reinhart, Mirantes, colinas exuberantes, castelos, jardins, parques, florestas e um belo paisagismo digno de um cenário de contos de fadas.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.




