spot_img
sexta-feira, 1 dezembro, 2023
More
    InícioDestaquesBarragens de uso coletivo são vistoriadas por técnicos da Seagri e Emater-DF

    Barragens de uso coletivo são vistoriadas por técnicos da Seagri e Emater-DF

    -

    Até a próxima semana, 13 barragens de uso coletivo serão vistoriadas por técnicos da Secretaria de Agricultura e Emater-DF. O objetivo é a elaboração de relatório para Adasa e identificação de ações de recuperação.

    O extensionista da Emater-DF Marconi Borges explica que são barragens de baixo risco e de uso coletivo para abastecimento de propriedades rurais. “Estamos fazendo a avaliação da crista das barragens para verificar se há trincas, infiltrações, marcas de erosão, se há vegetação que precisa ser retirada e a situação da saída d’água, do ladrão e dos canais”, explica.

    Após a verificação in loco de cada barragem, serão feitos relatórios para basear as ações de recuperação dos locais pela Secretaria de Agricultura e envio à Adasa.

    Canais de irrigação
    Além da atenção às barragens, o GDF vem trabalhando na revitalização dos canais de irrigação de núcleos rurais, o que tem resultado no aumento da produção agropecuária e em sistemas mais eficientes e sustentáveis de gestão da água. Em algumas regiões, a área de produção deve ser ampliada em até 100 hectares com a chegada de água após 20 anos de espera. Em outros, a economia com as perdas por infiltração é suficiente para abastecer 100 mil pessoas – o equivalente à população de Sobradinho II ou à de São Sebastião.

    Idealizados para viabilizar o desenvolvimento rural da capital, os canais de irrigação levam água para o campo e tornam possível a alta produtividade agrícola no Distrito Federal. Ao todo, o DF possui 63 canais com cerca de 230 km de extensão, que beneficiam diretamente mais de mil produtores rurais. Pensando em uma agricultura cada vez mais sustentável, o GDF recuperou, entre 2019 e 2020, 43 km de canais e ramificações. Neste ano, estão previstos mais 18 km de obras de tubulação de canais.

    A recuperação, que elimina até 50% de perdas de água por evaporação ou infiltração, representa segurança na produção para os agricultores. Para a cidade, o benefício é duplo, além de alimentos frescos produzidos aqui mesmo no DF, a revitalização é garantia de mais água para os cidadãos das áreas urbanas.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias