Para cada R$1 aplicado na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), a sociedade recebe R$ 7,98 de volta. Esse é o cálculo do balanço social referente a 2023. Pela terceira vez consecutiva, o índice apresenta elevação.
O presidente da empresa, Cleison Duval, afirma que o resultado positivo é fruto dos investimentos feitos durante a gestão. “Recebemos muitos recursos, tanto de emendas parlamentares quanto de convênios, que possibilitaram várias entregas”, comemora, citando os projetos de saneamento rural, rota do queijo artesanal, rota da fruticultura, dentre outros. “Estamos no rumo certo, cumprindo nossa missão e esperamos aprimorar ainda mais”, planeja.
A metodologia usada para fazer o cálculo foi o design thinking — uma ferramenta organizada para soluções de problemas complexos. O trabalho foi realizado pelo Centro de Inteligência e Planejamento Estratégico (Cipla) da Emater-DF. A estudante Maria de Lourdes Neves Resende, que participou do processo de elaboração do documento, explica que, neste ano, foram incluídos indicadores de fomento rural e recursos aplicados em famílias em situação vulnerável.
“Além disso, usamos os dados contábeis de acordo com a norma do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), de forma que as informações foram inseridas mais adequadamente”, esclarece a estudante, que atua sob a supervisão da administradora Larissa Gomes.
O documento completo pode ser acessado aqui.