Em dois meses de funcionamento, a cafeteria My Cat Space, na Asa Norte, tem muito a comemorar. Até agora, foram adotados 40 felinos resgatados das ruas do Distrito Federal. O projeto Adote um Gatinho nasceu em 2021, com o intuito de fazer a ponte entre protetores e abrigos e adotantes responsáveis. Ao todo, são 14 parceiros envolvidos. No primeiro ano do projeto, o gatil era menor e estava na loja Mundo Pluto – Móveis Pets dentro de um shopping da cidade. O espaço recebeu cerca de 60 felinos e garantiu a adoção de 54. Ao todo, o projeto chega a 94 animais retirados das ruas, que vão para lares selecionados e com segurança.
Mas para que essas famílias levem qualquer animal escolhido para casa, o futuro tutor precisa preencher um formulário com dados, informações de responsabilização sobre alimentação, saúde e cuidados durante toda a vida do animal, além de enviar comprovações de segurança no lar, tais como janelas teladas.
Cada informação é verificada pelo protetor ou abrigo responsável que define se aprova ou não a adoção. Os felinos ainda receberão acompanhamento por cerca de 6 meses a 1 ano depois de irem para casa, para orientações e verificação de como está a adaptação do mesmo ao novo ambiente. As exigências mínimas são: casa segura, telada e sem rota de fuga. O tutor deve ainda garantir a vacinação completa e anual do animal; a castração, caso o felino ainda seja filhote e não tenha passado pelo processo; a compra dos produtos corretos para adaptação do animal em sua casa, tais como: caixa de areia, potes corretos para alimentação e água e móveis para necessidades diárias do gato (arranhar, dormir, etc). Caso o gato tenha um histórico de necessidade de companhia de outro animal, não é permitida a adoção individual.
Todas as adoções feitas no My Cat Space são previamente orientadas pelos atendentes do gatil. Quem adota no nosso espaço, tem benefícios especiais, como a castração garantida, desconto em móveis adaptados para pets e acessórios do Mundo Pluto e o canal direto com os protetores para dúvidas sobre o comportamento do animal. Para quem quiser apenas visitar os bichanos, é possível entrar no gatil por 20 minutos ao valor simbólico de R$ 5, que é revertido na manutenção do espaço. É obrigatória a utilização de propé ou entrada descalço; higienização das mãos com álcool; a lotação máxima de cinco pessoas e as crianças até 12 anos devem ser acompanhadas de um adulto. Todos são orientados a respeitar o temperamento dos animais a fim de evitar estresse ou algum tipo de incidente.
MY CAT SPACE
Com dois andares, o espaço proporciona ao cliente o sentimento de estar em uma cafeteria “gateira”. O projeto do My Cat Space– Café & Gatos nasceu em 2019 e trouxe para Brasília uma nova experiência: um ambiente que agrade aos gateiros e aos amantes do café. No andar térreo, o café e a cozinha, com um cardápio temático, com pratos decorados com as referências de bigodes, patinhas ou as próprias carinhas dos bichanos. As bebidas são feitas com grãos de uma micro-torrefação de cafés especiais da AHA Cafés, e todos servidos com um biscoito amanteigado em formato de gato. Além de drinks alcoólicos ou não.
Instagram @my_cat_space
*Imagens autorizadas pelos adotantes.