A migração de pessoas ricas está em alta. De acordo com um relatório da consultoria britânica Henley & Partners, em 2024, projeta-se que aproximadamente 128 mil pessoas com patrimônios superiores a US$ 1 milhão se mudem para outros países, atingindo o maior número desde 2013. O Brasil se destaca nesse movimento, com a previsão de que 1,2 mil milionários deixaram o país no ano passado, em comparação a 1,8 mil em 2022.
O último dado coloca a nação na quinta posição global em termos de saída líquida de cidadãos de patrimônio alto, atrás da China (13,5 mil), Índia (6,5 mil), Reino Unido (3,2 mil) e Rússia (três mil). Segundo estimativas baseadas em dados de 2022 fornecidos pelos postos do Itamaraty no exterior, dos aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros vivendo fora do país, cerca de 1,9 milhão estão nos Estados Unidos.
Como está o interesse dos brasileiros em morar na Terra do Tio Sam? A LIV Immigration Law, escritório que fornece assessoria jurídica em imigração por meio de advogados licenciados nos EUA, produziu um estudo utilizando dados da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, que apontou que as buscas por “visto de imigrante EUA” cresceram 50% de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. O termo “como conseguir um green card” teve um aumento de 51% nas pesquisas no mesmo período.
Para o escritório jurídico especializado em direito internacional, essa percepção de aumento na procura pelo Green Card também foi incisiva. No último ano, a instituição, que visa conquistar o documento para brasileiros viverem legalmente no país norte-americano, também registrou um aumento no número de processos para a obtenção do cartão de residência permanente nos Estados Unidos.
“Conforme as pesquisas online sobre como conseguir um Green Card aumentam, a procura por serviços especializados para dar entrada em um pedido de residência permanente também cresce. Isso só reforça o quanto o país tem sido uma das primeiras opções para diversas pessoas que buscam melhores oportunidades em um local que também tem procurado por profissionais qualificados”, diz Breno Fernandes, CEO da LIV.
No entanto, o especialista deixa o alerta de que, para obtenção do documento, é fundamental ter a orientação de um advogado licenciado. “Isso faz total diferença desde o início do processo até a finalização da solicitação, pois como esses profissionais são autorizados a orientar o cliente juridicamente inclusive nos EUA, eles apoiam o solicitante com uma maior chance de aprovação e menor chances de erros, além de prevenir que os interessados no Green Card caiam em golpes”, conclui.
Sobre o levantamento:
O estudo produzido pela Semrush foi feito a partir da Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave. Para realizar a análise, a empresa monitorou as pesquisas feitas na internet pela população nacional no último ano.
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108 mil clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
A LIV Immigration Law é um escritório que fornece assessoria jurídica em imigração por meio de advogados licenciados nos EUA. O principal objetivo da companhia é a obtenção do Green Card para brasileiros, facilitando a residência e o trabalho legal nos Estados Unidos, sem a exigência de um vínculo com um empregador. Já aprovou mais de 50 vistos EB-2 no último ano e como diferencial, a LIV disponibiliza seguro contra mal-practice e utiliza trust accounts para pagamentos de taxas e terceirizados, assegurando que os recursos dos clientes sejam estritamente utilizados para fins específicos. Com altos índices de aprovação para a obtenção do Green Card, o escritório conta com uma equipe de mais de 30 advogados especializados no Brasil e nos EUA, paralegais certificados pela AILA – American Immigration Lawyers Association.
Carolina Cardoso