No primeiro dia da AgroBrasília 2023, dirigentes da Associação Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) visitaram o espaço da Emater-DF para conhecer os circuitos tecnológicos que estão sendo apresentados pela empresa nas cadeias produtivas da Olericultura, Bovinocultura, Floricultura, Saneamento Rural e Segurança Alimentar e Nutricional, além do Galpão do Produtor, onde são comercializados produtos da agricultura familiar.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, recebeu o grupo e mostrou as principais inovações que estão sendo apresentadas aos produtores rurais, como um modelo de reforma de pastagem com milho verde e capim braquiária, a produção de flores associada ao turismo rural, o cultivo da mandioca irrigada e sob cobertura morta de plástico, o tratamento de água com clorador e o de esgoto doméstico com uso de biodigestor.
A diretora técnica da Anater, Loroana Santana, declarou que ficou impressionada com as tecnologias de fácil aplicabilidade pelo pequeno produtor. “É isso que a gente visa e a Emater destacou nos circuitos os policultivos e novas tecnologias. Tem cultivo consorciado e tem a questão do saneamento rural. Questões que estão em voga, como a sustentabilidade, e que têm aplicabilidade e levam qualidade de vida aos nossos agricultores familiares”, disse.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, explicou que a empresa ocupa um total de cinco hectares, dividido entre as principais cadeias produtivas e que apresentam tecnologias que levam aumento da produtividade e desenvolvimento sustentável às propriedades rurais.
“Em cada um dos sete circuitos que preparamos para esta edição da AgroBrasília, destacamos uma nova tecnologia no meio de muitas outras possibilidades que o produtor rural irá aprender para implantar na sua propriedade com auxílio dos nossos extensionistas rurais”, afirmou.
Pela manhã, o presidente da Emater-DF participou da abertura do espaço do Sebrae na AgroBrasília. No auditório Buriti, aconteceu a missa marcando a abertura da AgroBrasília 2023. O evento contou com a presença da diretoria da feira, da diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, e dos extensionistas do escritório local no PAD-DF, Marconi, Gilmar Batistela e Antônio Carlos. A AgroBrasília é considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste e acontece de hoje (23) até o dia 27. A entrada é gratuita.