A ministra Tereza Cristina (Agricultura). o governador Ibaneis Rocha e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca
Para auxiliar o trabalho dos extensionistas da Emater-DF junto aos produtores rurais do Distrito Federal, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizaram a entrega de 13 carros e 25 aparelhos de GPS à Emater-DF, na manhã desta terça-feira (22). Atualmente, a empresa presta assistência e extensão rural a cerca de 10 mil agricultores familiares e 1 mil médios produtores.
Com os automóveis, os produtores ganham em agilidade no atendimento e terão presença mais constante dos extensionistas. Os GPS vão auxiliar os técnicos da empresa nos trabalhos em campo que necessitam de georreferenciamento.
Os automóveis foram adquiridos por meio de dois contratos de repasse de recursos com o Ministério da Agricultura (Mapa), em 2018, e vão beneficiar, além dos produtores, aproximadamente 200 extensionistas rurais e técnicos que prestam assistência presencial às propriedades rurais no DF. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Rôney Nemer.
Durante a solenidade, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância da produção rural. “Há anos o agronegócio é a atividade econômica que mais contribui para o crescimento do país”, disse. Ela também falou sobre as ações e investimentos do governo do Distrito Federal em programas de compras governamentais direta do produtor durante a pandemia. “Com um governo federal e um governo do Distrito Federal tão comprometidos, não tem como ter erro.”
A ministra Tereza Cristina elogiou a atuação da Emater-DF. “Nos ajudem a continuar esse trabalho maravilhoso de vocês. O Ministério da Agricultura está à disposição para que a gente possa juntos contribuir para esse trabalho no Distrito Federal”, disse a ministra, que também lembrou que a pandemia trouxe a necessidade de se reinventar. “Nós temos que melhorar nossas ferramentas para fazer com que a assistência técnica e a extensão rural cheguem mais rápido aos pequenos agricultores.”
Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha destacou que a solução do país passa pelo agronegócio. “Nós sabemos da importância do homem do campo nessa região do Distrito Federal. São regiões riquíssimas, que precisam da nossa atenção. A Emater vem fazendo um bom trabalho. Os automóveis são instrumentos para que os homens façam o trabalho necessário a ser feito em toda nossa área rural”, ressaltou.
O governador também falou sobre o trabalho de regularização fundiária que está sendo realizado no campo. “Nós estamos preparados, ministra, com todo o levantamento feito das áreas rurais, com todo o documento que tem que ser encaminhado, as CDUs, para que 2021 seja o ano da regularização fundiária”, destacou.
O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou a importância da ministra à frente do Ministério da Agricultura e também nas ações do Distrito Federal em prol de pequenos produtores da região.
Na presidência da empresa, a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, fez uma apresentação sobre os programas da empresa, como os de empreendedorismo rural, valorização das mulheres do campo e qualificação rural, e ações realizadas desde o início da pandemia, como o desenvolvimento da plataforma gratuita de comercialização Põe na Cesta e os atendimentos presenciais aos produtores rurais. “A Emater não parou”, disse.
O presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, o secretário de Governo, José Humberto, e o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, também participaram da solenidade e da apresentação de projetos da empresa.
(Por Joelma Pereira – Ascom – Emater-DF)