sexta-feira, 19 dezembro, 2025
More
    InícioDestaquesEmater-DF reúne corpo técnico em seminário institucional e apresenta resultados e perspectivas...

    Emater-DF reúne corpo técnico em seminário institucional e apresenta resultados e perspectivas para 2026

    -

    Evento destacou entregas do ano, refletiu sobre comunicação assertiva e apresentou prévia do catálogo Conexões e Experiências, voltado ao turismo rural

    A Emater-DF realizou, nesta quinta-feira (4), o Seminário Institucional 2025, reunindo empregados de todas as áreas no auditório do Crea-DF para um momento de integração, prestação de contas e alinhamento estratégico. O encontro destacou os principais resultados alcançados ao longo do ano, antecipou iniciativas previstas para 2026 e promoveu debates sobre comunicação e gestão de equipes.

    Ao abrir o evento, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou o simbolismo da data, realizada anualmente na semana do Dia do Extensionista, celebrado em 6 de dezembro, e reforçou o papel estratégico da extensão rural para o desenvolvimento do Distrito Federal.

    “Hoje celebramos mais do que o Dia do Extensionista. Celebramos a missão pública que nos une e que transforma a vida de milhares de famílias rurais no Distrito Federal. Nosso trabalho tem sido pauta nacional e isso reforça a importância da extensão rural para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. É uma missão honrosa, e vocês são a razão de entregarmos resultados tão expressivos”, afirmou.

    O presidente da Associação dos Servidores (Asser) da Emater-DF, Adamyr Borges, destacou a união da categoria, o simbolismo do momento e a chegada dos novos extensionistas, fruto de um concurso aguardado por muitos anos. “Há 34 anos eu entrava na empresa também no mês de novembro, e ver esse novo ciclo se renovando nos enche de orgulho. Esse concurso foi uma conquista construída com muito esforço.”

    Parceira institucional da Emater-DF, a presidente do Crea-DF, Adriana Resende, reforçou o papel da agronomia para a sociedade e reafirmou o apoio da entidade aos extensionistas. “O Crea-DF estará sempre de portas abertas para a Emater-DF. Enquanto eu estiver à frente da instituição, este auditório continuará sendo a casa de vocês. É uma alegria receber profissionais tão comprometidos com o desenvolvimento do nosso Distrito Federal”, declarou.

    “Onde quer que a gente vá, a Emater-DF é referência. Produtores, cooperativas e outros estados reconhecem a qualidade do trabalho realizado por vocês. Parabenizo toda a equipe pela dedicação e pelos resultados apresentados”, afirmou Dennyel Dantas, que representou a Ceasa-DF no evento.

    Representando o secretário de Agricultura, Pedro Paulo, que é secretário-executivo da pasta, reforçou o reconhecimento ao trabalho dos extensionistas e destacou os desafios futuros. “Os desafios para os próximos anos são grandes, especialmente diante das mudanças climáticas. A extensão rural terá papel ainda mais estratégico na orientação e adaptação das propriedades. A parceria entre a Seagri e a Emater cresceu muito este ano e seguirá firme, lado a lado, em prol do produtor”, frisou.

    Novos empregados da Emater foram apresentados no Seminário

    Após a abertura, o presidente da Emater-DF apresentou os principais resultados do ano. O Balanço Social 2024 mostrou que o retorno do investimento realizado pelo Governo do Distrito Federal à sociedade, por meio da Emater-DF, atingiu R$ 832.013.007,72, demonstrando impactos sociais, ambientais e econômicos. Os 15 novos empregados, empossados no último mês, também foram apresentados à equipe.

    Entre os pontos de destaque, a apresentação das perspectivas para 2026 chamou a atenção dos participantes ao detalhar frentes estratégicas para o próximo ciclo, incluindo a modernização das estruturas dos escritórios locais e da sede da empresa.

    O evento também apresentou uma prévia do catálogo “Conexões e Experiências: Turismo, Histórias e Produtos do Campo que Encantam”, que reúne propriedades rurais, produtos diferenciados e relatos de agricultores que oferecem experiências de turismo rural no DF. A publicação valoriza o potencial turístico do campo e propõe novas formas de aproximar produtores e consumidores.

    Como parte do processo de construção do catálogo, a Emater-DF publicou, em 19 de setembro, um chamamento público voltado a empreendedores atendidos pela empresa que produzem alimentos processados em agroindústrias ou oferecem atividades turísticas em suas propriedades. O lançamento oficial está previsto para o final de janeiro de 2026.

    O seminário foi encerrado com a palestra Feedback e Comunicação Assertiva, ministrada pela especialista Sane Alessandra, da Escola de Governo do Distrito Federal, que trouxe reflexões práticas sobre relações de trabalho, escuta ativa e metodologias que fortalecem ambientes organizacionais mais colaborativos.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias