Todi Moreno
Ex-diretor do Procon/DF e especialista em Direito do Consumidor
todimoreno14@gmail.com
Chamadas insistentes em serviços de telemarketing são consideradas prática abusiva. Há tempos, que venho alertando sobre a importunação das telefonias, bancos, empresas de telemarketing e de cobrança. Chegam a ligar mais de 20 vezes por dia; manhã, tarde, noite, finais de semana e até no feriado. Estressam e atrapalham a rotina de milhares de família. Já passaram dos limites! As empresas utilizam um disparador automático com grande quantidade de números de telefone da base de dados dessas companhias e realiza as chamadas. Quando o primeiro consumidor atende, as outras ligações são canceladas. Por essa razão, o silêncio do outro lado da linha. Esse sistema vale para os casos em que um atendente fala, quanto para as publicidades nas quais gravações oferecem produtos ou serviços. A Senacon e os órgãos de defesa do consumidor precisam tomar uma atitude e pesar a “mão de ferro” nesse abuso. O site https://www.naomeperturbe.com.br foi criado para que os consumidores façam o bloqueio dessas ligações indesejadas, mas infelizmente, nem todas as empresas respeitam o cadastro de bloqueio de telemarketing. O consumidor pode denunciar esse abuso e registrar uma reclamação no Procon mais próximo da sua casa.