Com foco no empreendedorismo jovem, projeto Casa de Criatividade e Inovação vai oferecer aos alunos uma imersão no universo gastronômico
No início de novembro, o projeto Casa de Criatividade e Inovação chega ao Centro de Educacional 15 de Ceilândia (CED) com oficina gratuita de culinária para alunos matriculados na instituição. Sob iniciativa do Instituto IECAP, com Termo de Fomento junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal, o objetivo é promover o amplo acesso à cultura, despertar jovens talentos e incentivar a economia criativa.
A oficina será ministrada por Patrícia Oliveira, chef especialista na confeitaria artesanal com mais de 10 anos de experiência no cenário brasiliense, reconhecida por seus produtos inovadores, criativos e repletos de sabor. Em dupla com sua filha Nathanry Oliveira, pedagoga e artesã, elas desenvolveram a oficina unindo técnica, criatividade e pedagogia do afeto, inspiradas em Paulo Freire, a fim de despertar nos alunos competências profissionais e pessoais.
“A gastronomia é uma forma de criar memórias afetivas, incentivar o empreendedorismo e transformar ingredientes simples em experiências marcantes. É gratificante poder compartilhar minha expertise com os jovens e proporcionar essa oportunidade de conexão com a arte da culinária”, afirma a chef Patrícia.
Durante a oficina, os estudantes vão aprender receitas como brigadeiros tradicionais e sustentáveis de banana, bolo de banana sem adição de açúcar, tortas de legumes, brownies artesanais, bolos caseiros, bolo no pote, salgados variados e panetone trufado, além de sobremesas natalinas leves, como delícias de uva e morango. Também serão ensinadas orientações sobre vendas, precificação, embalagem e marketing de proximidade, com foco no empreendedorismo e na aplicação prática no próprio lar.
“Para além da jornada cultural, o projeto incentiva nos jovens o espírito do empreendedorismo, fazendo com que eles compreendam o potencial de geração de renda e independência socioeconômica que a gastronomia pode oferecer em suas comunidades”, reforça Renata Oliveira, presidente do Instituto IECAP.
Mostra Gastronômica
O encerramento do projeto Casa de Criatividade e Inovação será celebrado em um dia de imersão na Mostra Gastronômica. A programação do encontro oferecerá aos estudantes workshops, aula show, oficinas práticas, degustações e contato direto com grandes empreendedores de Brasília, de forma a potencializar o aprendizado e o intercâmbio de saberes.
O Projeto
O projeto Casa de Criatividade e Inovação já impactou 375 jovens em oficinas de doces, grafite, vídeo de bolso e papel machê, além de workshops, bate-papo e intercâmbio com empreendedores, blogueiros e atores renomados da cultura, dentre eles o designer estilista Ronaldo Fraga e o street art Daniel Toys. Soma-se às realizações do projeto a exposição de obras de arte dos alunos no Rally 2025, sendo braço social oficial do evento, e a criação do Coletivo Mistura Criativa, idealizado para proporcionar aos jovens a experiência do empreendedorismo social e da economia criativa por meio da venda de peças artesanais produzidas durante o projeto – cachepôs de papel machê, camisetas, caixas, bandejas de azulejos grafitados em homenagem a Athos Bulcão e doces artesanais.
Instituto IECAP
O Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares (IECAP) atua desde 2001 na execução de projetos sociais e na contribuição para políticas públicas, alcançando mais de 200 mil vidas impactadas em diversas regiões pelo Brasil. Sob a direção de Renata Oliveira, presidente e executiva social, a missão do IECAP é promover ações de educação, empreendedorismo, cultura e inovação que proporcionem uma melhor e maior inclusão social de comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade.





