Evento terá comercialização da fruta in natura, derivados, artesanato, flores e o tradicional Colha & Pague da Goiaba
A 8ª edição da Festa da Goiaba começa na sexta-feira, 3 de março, a partir das 18h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento celebra a época de colheita da fruta mais cultivada do Distrito Federal e acontece em dois finais de semana, nos dias 3, 4, 5 e 10, 11 e 12 de março. Aos sábados e domingos as programações acontecem entre 10h e 22h. A praça de alimentação vai funcionar até às 00h.
O evento, que é realizado pela Arcag em parceria com a Associação Cresce-DF, Administração de Brazlândia e apoio da Emater-DF, contará com o Empório da Goiaba, onde os visitantes podem comprar a fruta in natura e derivados como doces e geleias, o espaço da Florabraz com uma diversidade de plantas, o galpão do artesanato e ainda atividades como o já tradicional Colha & Pague da Goiaba. No estande institucional da Emater-DF, localizado no Empório da Goiaba, haverá um plantão técnico para aqueles que quiserem sanar dúvidas sobre a produção ou sobre a fruta.
Além de atrações musicais, o evento também vai oferecer exposições, uma fazendinha, alimentos diversos e muita diversão para toda família. “A Festa da Goiaba é uma ótima oportunidade para o público urbano conhecer um pouco mais sobre a produção da fruta no Distrito Federal e também um meio de comercialização dos nossos produtores, que conseguem escoar suas mercadorias, gerando emprego, renda e entretenimento também para o público rural. Brazlândia concentra pouco mais de 90% da produção da fruta e por isso a festa acontece aqui”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
Variedades da goiaba
No Empório da Goiaba serão 30 estandes de produtores da região, que comercializarão quatro cultivares de goiaba. As mais conhecidas são Paluma, a Tailandesa, a Cortibel e a Pedro Sato, que é a mais produzida na região. Todas são indicadas para o consumo in natura. “A Paluma tem maior rendimento de polpa, a Pedro Sato é boa para doces, a Cortibel tem como vantagem maior tempo de prateleira, dura mais, e a Tailandesa é a maior e chama mais atenção visualmente”, explica o gerente do escritório da Emater-DF em Brazlândia, Claudinei Machado Vieira.
Colha & Pague
Ainda como parte da programação, em parceria com a Emater-DF, o evento oferece o Colha & Pague da Goiaba, que neste ano vai acontecer no dia 11 de março, no período da manhã, com agendamento feito direto com a produtora rural, proprietária da chácara onde ocorrerá a atração. Além de colher a fruta do pé, os visitantes conhecerão um pouco sobre o cultivo e as diferenças entre os tipos de goiaba. As informações sobre o evento, bem como as inscrições, serão divulgadas nos próximos dias.
No dia 7 de março (terça-feira) será realizada uma oficina sobre a poda da goiabeira. A atividade é voltada para produtores locais e de outras regiões do DF interessados no cultivo da fruta.