No estande da Emater-DF é possível encontrar também produtos de agroindústrias e artesanato rural
A primavera é celebrada com muitas cores, perfumes, sabores e saberes rurais com a realização da 8ª FestFlor Brasil, até domingo (3), das 11h às 19h, no Pavilhão de Exposições da Embrapa Sede, na Asa Norte.
São 70 estandes de plantas, insumos, embalagens, acessórios, produtos e serviços de decoração, com participação de mais de 100 produtores. O evento conta ainda com palestras e oficinas demonstrativas de flores, arranjos, terrários, jardins de mel, horta doméstica, Ikebana e decoração de festas. A programação é gratuita e aberta ao público.
O evento é organizado pela Sempre Eventos em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Secretaria de Agricultura (Seagri), Ceasa, Secretaria de Turismo e Embrapa. A realização teve o apoio de emenda parlamentar do deputado Iolando Almeida. O objetivo é apresentar aos visitantes produtos locais de qualidade e, por meio do espaço institucional da Emater, mostrar os avanços e oportunidades do setor.
A agricultora Rita de Lourdes Freiman, do núcleo rural Rajadinha, participa do evento desde a segunda edição. Para ela, “é a oportunidade de divulgarmos nosso trabalho, fazermos contato com os clientes. Este evento sempre foi bom para nós”.
Na abertura oficial, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou que a floricultura foi uma cadeia produtiva muito impactada com a pandemia. “Os nossos produtores, principalmente de flores de corte, sofreram muito. Muitos chegaram até a quebrar porque não tinham para quem vender. As empresas de eventos muitas deixaram de existir. Esse é um momento de renovação, de alavancar essa cadeia produtiva tão importante no Distrito Federal”, afirmou.
A produtora Miriam Camargo ressaltou a importância do apoio da Emater-DF. “Em nome de todas nós, produtoras, estou aqui para agradecer à Emater, agradecer aos organizadores. Nós estávamos esperando muito por esse evento, por esse momento da retomada, é tá muito bonito.”
O vice-presidente da Fecomércio Joaquim Santos, que também esteve presente, contou que na pandemia ele também teve que dispensar os funcionários e reafirmou a importância da FestFlor na vida dos produtores da capital.
“A Emater-DF tem uma grande importância no processo de desenvolvimento econômico, social e ambiental da nossa capital federal. A Emater tá por trás desse evento, a gente percebe, e o presidente Cleison é o entusiasta. O Governo deixa aqui esse reconhecimento público a esse trabalho”, disse o subsecretário de Governo do GDF, Francisco Soares.
A Superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, Jane Batista, reforçou o compromisso com o FestFlor do próximo ano. O coordenador da FestFlor, Ésio Avante, da empresa Sempre Eventos falou sobre o compromisso com o desenvolvimento da floricultura na capital por meio do evento. O Secretário de Agricultura, Fernando Rodriguez, também esteve presente como parceiro e apoiador da FestFlor.