Projetos ousados, elegantes e regionais marcam o evento na cidade
Homenageando a riqueza cultural dos estados brasileiros, a mostra Sierra by Mainline chegou à cidade em uma elegante e ousada edição com a participação de 21 profissionais, que assinam 15 ambientes do showroom localizado no shopping CasaPark. Mistura de estilos, mobiliário de alto padrão, soluções tecnológicas e tendências do segmento se destacam nos mais de 2.000m2 de showroom que tive o prazer de conhecer de perto.
Logo na entrada da mostra uma grande Floresta de Concreto dá as boas vindas ao visitante da exposição. O projeto é marcado pela amplitude de um convidativo home que alia “a elegância do estar, com a funcionalidade do jantar e o aconchego do home”. São 165 m² de um espaço que conta com características únicas, que remetem à urbanidade paulista mesclada com o verde. O ambiente revela a beleza por trás do contraste do uso de elementos sofisticados e, com peças de madeira bruta, pedras de acabamento natural e um surpreendente jardim vertical de avencas secas, mostra ser possível unir o clássico ao moderno e ter sucesso sem ser over.
Outro destaque da mostra é o uso de pedras naturais, espelhos e tons claros. Esses três elementos em alta no segmento podem ser conferidos em quarto e estar com jantar inspirados, respectivamente, no Paraná e em Minas Gerais. O quarto, aconchegante e clean, conta com escolhas clássicas, como o lustre de cristal Baccarat com cúpulas de seda pura compondo com cabeceira em estofado capitonê e iluminação planejada para dar amplitude aos espelhos, lustres e demais escolhas que ressaltam a classe do local. Não posso deixar de registrar ainda o uso de cachepot em mármore Bege Bahia. A escolha revela uma inovadora e sofisticada maneira de inserir plantas em um quarto de luxo. Sobre as belezas de Minas, exploradas no outro espaço, avalio que sobressai a arte. O espaço tem esculturas inspiradas em imagens de Portinari, do ‘Projeto Palaninho, d’après Portinari’, e ainda gravuras autenticadas pelo Instituto Portinari, entre elas: cabeças de SAdicionar Novoão Francisco de Assis, que remetem ao painel presente na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte; o Menino Soltando Pipa; Menina com Tranças; e o Pequeno Flautista. As peças compõem com o espaço de 85m2 foi setorizado para abrigar diferentes propostas.
Por fim, mas não menos importante, as belezas da região Sul do país marcam ambiente que conta com o toque rústico, em um projeto aconchegante, elegante e decorado com uma riqueza incrível de detalhes, como o uso de madeira de demolição, presente nas cruzetas escolhidas para levar ainda mais originalidade e personalidade à proposta. Em um estilo que remete a uma casa de montanha, o ambiente tem sala de lareira para aquecer a confortável sala social projetada para ser usufruída por familiares e amigos. Rica em materiais naturais, como a madeira e o couro, a proposta apresenta também a modernidade do aço corten explorado entre os tons de areia, pinceladas de preto e o charme da cor azul que se destaca em parede única.
Fotos: Edgard César