spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
terça-feira, 16 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASArquitetura & ConstruçãoIsolamento Acústico Residencial: Como construir lares acusticamente confortáveis

    Isolamento Acústico Residencial: Como construir lares acusticamente confortáveis

    -

    Com soluções que priorizam o conforto acústico sem abrir mão do design, a Trisoft mostra que é possível aliar funcionalidade, beleza, personalização máxima dos espaços e sustentabilidade em um projeto residencial

    Neste quarto, a Trisoft mostra diversos usos que seus produtos podem assumir em um projeto residencial. Com cobogós na cabeceira, quadros da linha Revest Decor e luminária acústica as questões de absorção acústica foram resolvidas, contribuindo para um ambiente mais agradável, elegante e equilibrado. |Projeto: Trisoft | Foto: Divulgação Trisoft

    Em um mundo cada vez mais agitado e cheio de barulho, a busca por espaços de paz e serenidade se tornaram fundamentais para manter a sanidade mental. Mais do que se retirar ou viajar longas distâncias para viver alguns dias dentro do relaxamento que o silêncio proporciona, se faz cada vez mais necessário construir essa atmosfera de paz, conforto sonoro e equilíbrio dentro dos próprios lares.

    No entanto, aos observar a grande maioria das casas, especialmente quando se trata de apartamentos, um dos grandes desafios que os moradores enfrentam é controlar a entrada de ruídos externos e internos. Abordando essas preocupações e garantindo soluções para ambientes silenciosos e confortáveis há mais de 60 anos, a Trisoft, empresa 100% brasileira e referência em produção sustentável de itens para absorção acústica, traz orientações de como construir ou reformar os ambientes para que eles se tornem verdadeiros pontos de paz para seus moradores. Confira!  

    Principais Fontes de Ruídos Residenciais:

    Em um home theater, a experiência de imersão no universo dos filmes pode ser elevada a um novo patamar com um tratamento acústico de alta qualidade. Neste espaço, os baffles, da linha Form, se tornaram a escolha ideal, aprimorando o conforto acústico do ambiente enquanto se integram de forma fluída à decoração. Além da fácil instalação, os baffles apresentam uma vida útil prolongada. Aqui não há preocupações com quebras, fissuras ou desgaste ao longo do tempo! | Projeto: Lunar Arquitetura e Interiores

    Quando falamos sobre ruídos em áreas residenciais, principalmente em apartamentos, falamos também de uma das principais causas de conflito entre vizinhos. Neste cenário, existem dois principais tipos de ruídos: os ruídos aéreos e ruídos de impacto. Os ruídos aéreos são sons que chegam por fontes externas como vozes na rua, barulho de trânsito na região, música alta, aviões e construções. “Neste caso, a atenção com a proteção acústica se dá nas estruturas de paredes, divisórias, portas, janelas, varandas e até mesmo no posicionamento das torres em relação às vias públicas”, explica Mauricio Cohab, CEO da Trisoft.

    Por outro lado, os ruídos de impacto são causados pela vibração transmitida entre as estruturas, como passos e batidas no andar superior, por exemplo. “Quando a questão são os ruídos de impacto, o tratamento é focado, além das paredes, nos pisos e tetos, exigindo um processo de amortecimento para evitar o impacto sonoro”, continua Mauricio. Ambos os tipos de ruídos podem ser fontes de desconforto e interferência na qualidade de vida dos moradores.

    Soluções durante a construção:

    Para o home theater perfeito, a Trisoft conta com o Revest Decor. A solução absorve os sons que reverberam pelo ambiente e tornam os momentos muito mais confortáveis. | Projeto: Ello 3 Arquitetura | Foto: Lets Go Foto

    Durante a fase de construção é primordial que soluções adequadas sejam tomadas para minimizar a propagação de ruídos indesejados após a conclusão da obra. “Como podemos perceber, o tratamento acústico é um processo complexo que envolve a identificação das fontes de ruído, a avaliação da qualidade dos materiais de isolamento, a análise da estrutura do ambiente e a seleção de técnicas adequadas para reduzir a transmissão de som”, detalha o CEO da Trisoft. Desta forma, para garantir o melhor desempenho dos projetos em relação a acústica, deve-se procurar um profissional especializado e aplicar sempre práticas construtivas de acordo com a NBR 15575, levando em consideração as especificidades de cada projeto.

    Tipos de isolantes mais usados: 

    Durante o processo de construção, uma variedade de isolantes acústicos pode ser utilizada para minimizar a propagação de ruídos. Entre os mais comuns estão: 

    – Manta acústica para piso

    Piso Trisoft | Foto: Divulgação Trisoft

    Entre as soluções para minimizar o desconforto com o som, a Trisoft conta com o Piso Trisoft. Indicado para lajes e pisos de edifícios residenciais, o produto evita a passagem de ruídos – como o som do caminhar com sapatos ou arraste de móveis entre apartamentos. Além de ser flexível, o Piso Trisoft possui fácil instalação, que, por sua vez, deve ser feita entre a laje e o contra piso no momento da construção dispensando a necessidade da armação do contrapiso.

    Além de pisos, a Trisoft oferece também mantas para telhados, forros e revestimentos decorativos que atendem as performances acústicas requisitadas em cada projeto e que contribuem com a estética decorativa de acordo com o estilo de cada cliente.

    – Paredes de Drywall

    Lã de PET WALL TRISOFT | Foto: Divulgação Trisoft

    Popular no mercado da construção, o drywall é composto por uma estrutura metálica com preenchimento em lã de PET, que é vedado com chapas de gesso acartonado. A junção desses materiais oferece isolamento acústico com um ótimo custo-benefício, além de ser de rápida instalação. Fundamental para potencializar e melhorar o desempenho acústico dos ambientes internos, a Lã de PET WALL TRISOFT foi desenvolvida especialmente para o tratamento e absorção acústica para construção a seco, onde adapta-se perfeitamente a instalações hidrossanitárias ou elétricas. Vendida em rolos ou placas, o produto pode ser utilizado em áreas como cozinhas e banheiros.

    Obras já concluídas

    As Nuvens desenvolvidas pela Trisoft são apenas uma entre tantas soluções possíveis para a absorção do som e diminuição do ruído em espaços já construídos. | Foto: Divulgação Trisoft

    Para aqueles que já estão com os seus ambientes prontos e enfrentam problemas acústicos por não ter pensado neste tipo de solução antes, ainda assim é possível resolver e tornar o espaço acusticamente mais confortável. Com a instalação de forros, diferentes tipos de revestimentos, Baffles, Nuvens e as demais soluções que a Trisoft possui o espaço ficará em dia com o conforto acústico seja no momento da obra ou em uma reforma.  

    Sobre a Trisoft

    Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado brasileiro, a Trisoft usa toda a sua excelência produtiva e gene inovador para atender mais de 100 segmentos industriais, entre eles, arquitetura, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall), palmilhas para calçados, insumos para estofados e colchões, indústria automotiva, filtragem industrial e produtos têxteis, aliando inovação, sustentabilidade, funcionalidade, qualidade e design em seu extenso portfólio.

    Com a sustentabilidade em seu DNA, a empresa desenvolve mais de 25 mil itens e usa como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada, sem adição de água ou qualquer aditivo químico em seu processo produtivo. Estima-se que a empresa tenha retirado cerca de 5,5 bilhões de garrafas PET do meio ambiente até o momento.

    Conhecida como a maior empresa com capacidade produtiva de soluções para o conforto sustentável da América Latina, a Trisoft possui três fábricas distribuídas estrategicamente pelo país, em Itapevi (SP), Blumenau (SC) e Fortaleza (CE), um escritório em Dubai e atendimento para toda a América Latina.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias