A sociedade atual apresenta características agressivas e excludentes, e esses comportamentos refletem entre os jovens no âmbito escolar. Todos esses fatores são resultados de padrões ditados pela sociedade que estabelecem regras e julgam ser estranho tudo aquilo que sai fora dos modelos estabelecidos por determinados grupos.
Essa temática é bem explorada no livro infantil da escritora e professora Fabíola Fabrícia, a obra aborda temas sensíveis como racismo, gordofobia e autoestima. “Lili Brownie” foi escrito com base nas experiências que a própria autora presenciou no âmbito escolar com os seus alunos.
A saga do livro é direcionada a personagem principal, Lili, que tenta resolver os seus conflitos de autoimagem na busca de um padrão estético cobrado pelos seus colegas de classe, mas todo esse “esforço” traz sérias consequências para sua vida.
O livro possui edição bilíngue português/inglês, é indicado para crianças acima dos cinco anos, mas o conteúdo é direcionado para todas as idades. Além da leitura, a obra também traz um atrativo para os leitores: enquanto a parte em português é inteiramente ilustrada e colorida, a em inglês reproduz os desenhos vazados, permitindo que os pequenos leitores interajam com o material, criando assim os visuais que desejarem para cada personagem.
Com base na sua vasta experiência em sala de aula, Fabíola Fabrícia (foto ao lado) defende que “Normalmente os conflitos com a aceitação da personalidade surgem na adolescência. Os adolescentes que sofrem bullying e não recebem apoio dos seus familiares, professores e amigos acabam desenvolvendo transtorno da autoimagem. Os profissionais da educação devem ficar atentos às situações de bullying, esclarecer os alunos que essa prática é criminosa e auxiliar as vítimas, tentando resolver as ocorrências surgidas no local. É fundamental que os professores, orientadores educacionais e todos os colaboradores, criem um ambiente escolar acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade e seguros para denunciar os abusos sofridos. O cenário escolar atual é composto por uma enorme variação étnica, cultural, social, religiosa, dentre outras que nos preparam para a pluralidade das características e valores existentes na nossa sociedade, então é importante que estejamos preparados para saber lidar com essas diferenças”.
Várias escolas públicas e particulares do DF, trabalharam com a história de “Lili Brownie”. A narrativa do livro é explorada de várias maneiras, como na contação de histórias, testes da psicogênese, leitura guiada, produção de texto, debates, entre outras atividades com fins pedagógicos.
Serviço
Obra: Lili Brownie
Autora: Fabíola Fabrícia
Editora: SF Editorial
ISBN: 978-65-86399-11-0
Preço: R$ 50,00
Rede social da autora: @fabi.poetry