Ação promovida pela Emater-DF busca incentivar o uso racional da água e melhorar a disponibilidade do recurso para as comunidades da região de São Sebastião
Depois de serem contemplados com a doação de lonas para o revestimento de reservatórios, assentados do 15 de Agosto, localizado em São Sebastião, tiveram a chance de aprender os passos para construir esses reservatórios utilizando o material – o que lhes permitirá acondicionar água da chuva no período chuvoso e usar na irrigação de forma sustentável.
As orientações foram passadas durante a Oficina de Revestimento de Reservatórios, promovida pela Emater-DF e realizada nesta sexta-feira (27). De acordo com a engenheira-agrônoma da empresa pública de assistência técnica e extensão rural Bruna Beleosoff, o trabalho é resultado de várias parcerias.
As lonas foram adquiridas com o recurso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Secretaria de Agricultura entrou com o maquinário para a escavação do reservatório e a Emater-DF ficou responsável pela seleção dos produtores, distribuição das lonas e orientação técnica sobre implantação, uso e manutenção.
“Foram distribuídas cerca de 60 lonas aqui na área rural de São Sebastião. Combinamos algumas contrapartidas com os produtores que receberam”, explica a agrônoma e extensionista rural. A participação nas oficinas de capacitação é uma dessas contrapartidas.
As outras são usar as lonas apenas para o revestimento do reservatório, se responsabilizar pela instalação da lona recebida e, depois do reservatório pronto e revestido, cercar o local para evitar acidentes com crianças e animais. “O recurso foi destinado para garantir o uso sustentável da água”, explica Bruna Beleosoff.
Para Lorisvaldo Santana de Alecrim e sua esposa Magnete, contemplados pelo programa, o reservatório de água será de grande ajuda para o dia a dia em sua chácara. Atualmente, ele precisa ligar a bomba várias vezes ao longo do dia, porque usa caixas pequenas para irrigação.
“O reservatório vai facilitar muito, por conta do armazenamento da água. Não vamos precisar encher durante o dia, vamos poder deixar para abastecer o reservatório no período da noite e durante o dia a gente usa a água pra irrigação. Agora, com esse reservatório, vamos poder até dobrar a área plantada”, comemora o produtor.
Maria Aldenice da Silva, presente na oficina, está na expectativa de fazer o reservatório em sua propriedade. “A gente tá pensando em fazer um mutirão com os vizinhos para conseguir fazer o nosso reservatório”, diz a produtora, que observou atentamente a explicação dada pelos técnicos da Emater-DF. “Passamos muita dificuldade lá sem água, agora conseguimos furar um poço, mas o reservatório vai ser muito útil”, diz ela.
O assentamento 1º de Julho também vai receber a Oficina de Revestimento de Reservatórios nos dias 1º e 3 de junho – dia 1º na Chácara 16 e dia 3 na Chácara 30. “Organizamos as oficinas nas comunidades onde a grande maioria não tem reservatório. Alguns até têm, mas não está adequado”, explica Bruna Beleosoff.
(Agência Brasília, com informações da Emater-DF