Você já se perguntou como transformar a criação de peixes em um negócio lucrativo? Foi exatamente essa a questão que atraiu produtores rurais que assistiram a palestra “Como Ganhar Dinheiro com a Criação de Peixes no Distrito Federal”, realizada pela Emater-DF nesta terça-feira (3), durante a Expoabra 2024, no Parque Granja do Torto.
Durante o evento, o médico-veterinário Adalmyr Borges, destacou a crescente oportunidade para os piscicultores locais se inserirem no mercado formal e abordou oportunidades como as compras institucionais, especialmente com o novo edital de aquisição de pescado para a alimentação escolar do DF, que está prestes a ser lançado.
“O mercado de Brasília é o terceiro maior consumidor de pescado do Brasil, per capita, e os nossos piscicultores precisam estar organizados e profissionalizados para atender essa demanda”, afirmou Borges, que também falou sobre a importância da formalização e da certificação para acessar novos mercados.
O produtor rural Rogério Ramos, de Curralinhos em Brazlândia, saiu do evento entusiasmado. “O curso abriu possibilidades e tirou muitas dúvidas. Estou mais confiante para começar a criar peixes na minha propriedade e ver o retorno financeiro”, compartilhou.
Já Edileuza Bernardes Freitas, do Recanto das Emas, destacou a importância de encarar os desafios da piscicultura com realismo. Ela recebeu da Empresa de Terras Rurais (ETR), recentemente, o contrato de Concessão de Direito de Uso da terra. “Não existe lucro sem trabalho duro. Agora, com a documentação da minha terra em mãos, estou determinada a investir no meu projeto de pesque-pague.”
O evento também ressaltou o papel da Emater-DF na capacitação e no acompanhamento dos produtores rurais. “Além de cursos e capacitações, estamos focados em fornecer assistência técnica individualizada para garantir que cada produtor tenha as melhores condições para prosperar na piscicultura,” concluiu Borges.
“A Emater-DF é comprometida com a inovação e o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Distrito Federal, e essas atividades são uma expressão desse compromisso,” afirmou a diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade, que esteve no evento.