terça-feira, 26 novembro, 2024
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    PARABÓLICA ECONÔMICA: por Flávio Resende

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    Jornalista Flávio Resende

    Gastronomia

    Taste Brasília Festival agrada o brasiliense

    O brasiliense ama novidade. E provou isso com os números do Taste Brasília Festival, que estreou na capital no final de maio, recebendo mais de 15 mil pessoas em seis dias (27 a 29 de maio e 3 a 5 de junho).

    Ao todo, foram gerados 10 mil empregos diretos; servidos 35 mil pratos pelos 13 restaurantes mais charmosos e sofisticados de Brasília e saboreadas 25 mil bebidas, entre drinques, vinho, cerveja, chope, água e refrigerantes, servidos pelo bar oficial do festival – Southside, Adega Taste, The Bar da Diageo, Biergarten da Baden Baden, com lançamento do chope Lagunitas em Brasília e Wine Bar da Gran Cru.

    “Foi uma grande experiência e desafio realizar a primeira edição do Taste Brasília Festival, nos dedicamos para montar um evento à altura da capital do país. Gostaria de agradecer ao público que prestigiou o festival, eu e nossa equipe esperamos que as pessoas tenham se divertido e vivido boas experiências”, comenta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM, organizadora do Taste Festivals.

    Além de degustar deliciosos pratos, entradas, principais e sobremesas, o público prestigiou as aulas práticas e colocou a “mão na massa”, mostrando ser apaixonado pela gastronomia. Foram 54 aulas nos espaços “Papo de Cozinha” e “Fire Pit by Santander”, onde os visitantes preparam pratos deliciosos, aprenderam receitas feitas na brasa, degustaram delícias e levaram esta experiência para o seu dia a dia, seja na criação de um novo prato ou inclusão de novos temperos e dicas dos chefs em suas receitas.

    O Taste tem a curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo que está à frente do festival desde sua primeira edição em 2016. O crítico gastronômico escolheu 13 dos melhores restaurantes e 1 bar que prepararam pratos tradicionais e drinks de seus estabelecimentos e opções exclusivas, criadas especialmente para o público do festival. “Brasília tem uma cena gastronômica pujante e variada. Aqui, cabem muitas vertentes e tendências: culinárias de vários países do mundo; o tradicional e o moderno; o internacional e a pesquisa cada vez mais profunda e criativa do Cerrado, o bioma local, com seus surpreendentes frutos, castanhas, temperos. É um lugar cosmopolita e, ao mesmo tempo, tão vinculado ao coração do Brasil. Gostaria de agradecer aos chefs e estabelecimentos que proporcionaram esse mix de experiências deliciosas e aceitaram, junto conosco, o desafio de realizar a primeira edição do festival em Brasília”, ressalta conta Camargo.

    A Adega Taste foi um dos espaços mais procurados no Taste Brasília Festival, foram realizadas cerca de 40 aulas sobre vinhos, preparo de drinques com destilados, masterclass com drink de café gelado da Nespresso, harmonização com pratos, degustação e muitos brindes.

    Os visitantes também curtiram cerca de 16 shows musicais ao vivo e com DJs no Palco Tim, puderam conhecer e comprar produtos de mais de 40 expositores locais, bem como participar de atividades e ativações com as marcas apoiadoras do evento.

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    Inclusão

    LGBT+ Turismo Expo acontece dia 26

    Alguns empresários brasilienses já estão se organizando para participar do LGBT+ Turismo Expo, que acontece no dia 26 de julho, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Trata-se da primeira feira brasileira dedicada aos negócios do Turismo LGBT+. O evento acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro e tem como público-alvo os agentes de viagens e operadores turísticos que buscam aperfeiçoar seu conhecimento por meio das novidades desse mercado que movimenta mais de US$ 218 bi no mundo. Por meio de treinamentos e apresentações de produtos e serviços direcionados à comunidade LGBT+, a LGBT+ Turismo Expo espera reunir 450 participantes na edição carioca.

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    Agenda 

    Unasíndico 2022 reunirá especialistas de gestão condominial em Brasília

    O Unasíndico 2022 vai reunir em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro, especialistas em gestão condominial de todo o DF para promover a capacitação, o treinamento e a troca de experiências,. Na programação do maior evento de condomínios do Brasil, que irá contar com a presença de mais de 3 mil síndicos participantes, estão previstas palestras de nível técnico para sanar dúvidas e estimular o networking entre os participantes, shows corporativos e sorteios. Ao todo, o evento reunirá mais de 80 empresas especializadas em atendimento condominial, contando com 123 stands, balcões e mesas de relacionamento que estarão realizando a exposição de produtos e serviços.

    Idealizado pelo diretor-geral da JR Office Assessoria Condominial, o Dr. Condomínio Aldo Junior, o Unasíndico reúne advogados, contadores, engenheiros e demais profissionais indispensáveis ao ramo condominial. “Desde o primeiro ano de sua realização, em 2015, o evento tem sido um enorme sucesso devido ao fato de reunir diversos especialistas para abordar sobre os principais temas que circundam na pauta sindical e dos condomínios. Nesta próxima edição, além do coffee break e dos stands dos expositores, o evento contará com diversas atrações para descontrair toda a família, tornando o ambiente em um local amplo de integração e aprendizado”, ressalta o Dr. Condomínio Aldo Junior.

    As inscrições para participar são limitadas e podem ser realizadas gratuitamente no site do Unasíndico. O evento, que foi interrompido em 2020 em função das medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, será realizado nas instalações do Grande Oriente do Brasil (GOB), localizado no SGAS  913, em Brasília.

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    Arte

    Projeto itinerante Salve o Cerrado faz show de estreia em 24 de junho

    Crédito: Gláucio Dettmar

    Um grupo de artistas do DF, do Projeto Salve o Cerrado, se uniu ao Museu do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), e à Revista Xapuri em uma ação itinerante que vai levar músicas autorais e mensagens ecológicas para a população. O ponto de partida será o show Salve o Cerrado, no próximo dia 24, a partir de 19h, no Teatro Silvio Barbato – Sesc, no Setor Comercial Sul (SCS).

    O espetáculo é uma das iniciativas do Projeto Salve o Cerrado, voltado à defesa do bioma mais ameaçado do Brasil.

    No palco estarão Mória (voz e violão), Priscila Frazão (voz e baixo), Rudá Lobão  (guitarra),  Dani da Silva (voz e teclados),  Diana Rosa (voz), Leander Motta (percussão) e o multiartista Vanderlei Costa.

    O espetáculo, com performances e projeções, une música, fotografia e educação ambiental, com o objetivo de informar, sensibilizar, encantar, mobilizar e engajar cidadãs, cidadãos e agentes culturais na proteção e restauração do Cerrado, a fim de poder restabelecer o equilíbrio do bioma.

    Antes do início do show, será lançada a exposição “O que é que o Cerrado tem”, no foyer do Teatro Silvio Barbato – Sesc, com curadoria da professora Rosângela Corrêa, diretora do Museu do Cerrado. A proposta é mostrar ao público que o Cerrado – o berço das águas – não é feito só de árvores retorcidas, mas é, sim, a savana mais biodiversa do planeta, além de lugar de sabedoria e riqueza cultural dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

    O lançamento da exposição vai marcar o aniversário de 5 anos do Museu do Cerrado, e, é claro, vai ter “Viva São João!”, com direito a forró, canjica e quentão para o público.

    O Projeto Salve o Cerrado é um clamor em defesa do bioma. Afinal, sua extinção custaria muitas vidas, seja pela previsível falta d’água, seja pelo desaparecimento de milhares de espécies da fauna e da flora. Informações: 61 99981 6599 – @projetosalveocerrado

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    Gestão Pública

    IV CORRIDA DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA – Edição Presencial e Virtual

    A quarta corrida de rua do Ministério da Economia acontecerá no dia 19 de junho de 2022 em formato presencial em Brasília/DF e virtual nos demais estados do país. Com 2.500 inscritos o evento que, anualmente é realizado para homenagear os Servidores Públicos Federais, promete agitar o domingo dos inscritos e seus familiares com atrações especiais. Em Brasília, a largada será realizado no estacionamento do Ministério da Economia, bloco P – Esplanada dos Ministérios com concentração a partir das 7h30 e tudo será transmitido ao vivo pelo youtube. A banda Maria Vai com as Outras garante que animação e música não vão faltar. Para aqueles que não irão correr mas querem se divertir teremos aulas de fitdance para os presentes e quem estiver em casa. A retirada dos kit’s será a partir do dia 15/06, confira local e horário acessando o site www.corridame.com.br. Informações:  corridame.com.br 

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    Empresa brasiliense propõe a redução de impactos ambientais na indústria da moda 

    Você sabia que a indústria da moda consome cerca de 93 trilhões de litros de água por ano? E que, na prática, isso equivale a 37 milhões de piscinas olímpicas? Estes dados assustadores são da Ellen Macarthur Foundation, fundação que se empenha em promover a economia circular no mundo.

    Além do enorme gasto de água, segundo outro estudo apresentado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD em inglês) em 2021, a indústria da moda também é responsável pela alta emissão dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente  e pelo descarte de meio milhão de toneladas de microfibras (o equivalente a três milhões de barris de petróleo) no mar. Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5, esses dados trazem à tona os malefícios das Fast Fashions, em português “moda rápida”, na qual os produtos são fabricados, consumidos e renovados constantemente nas lojas.

    Em outras palavras, a indústria da moda contribui para a poluição atmosférica, do solo e dos corpos hídricos, além de ter uma elevada demanda de energia elétrica. Mas o que podemos fazer para amenizar todo esse impacto causado ao meio ambiente e que advém do consumo exacerbado de produtos?

    Alicerçada sob os valores da Sustentabilidade, Moda Circular e Responsabilidade Social, a Retiqueta surgiu como uma plataforma virtual de roupas e acessórios seminovos selecionados mediante curadoria especializada, bem como produtos de outlet de empresas parceiras. Ao contrário do Fast Fashion, que promove a produção de produtos em massa, a Retiqueta trabalha em conjunto com seus clientes e parceiros para construção de uma indústria da moda mais sustentável, que estimula a economia circular e estende o ciclo de vida de produtos de luxo.

    “Pelo lado do setor têxtil, é necessário pensar em novas tecnologias que afetem menos o meio ambiente, bem como é preciso valorizar o reaproveitamento dos tecidos. Por parte do consumidor, é preciso entender que é necessário repensar o tempo de vida útil de uma peça de roupa. Nesse contexto, investir em peças de roupas de boa qualidade e atemporais é uma alternativa”, explica Gisele Barrozo (foto), CEO da Retiqueta.

    Os brechós, que já foram considerados locais de consumo de peças e objetos velhos e fora de moda, hoje são o mais novo local de consumo de moda consciente e cool, sendo, portanto, uma excelente alternativa para o consumidor. Ao consumir uma peça que já existe, diminuímos a cadeia de produção de peças novas e consequentemente novos desgastes do meio ambiente.

     

     

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