A PaulOOctavio Investimentos Imobiliários criou um espaço especial para os amantes das artes em sua sede, que fica no Hotel Manhattan Plaza, no Setor Hoteleiro Norte. Batizado de Praça das Esculturas, ele comporta quatro obras de arte, feitas por artistas que se destacam no cenário de Brasília: Darlan Rosa, Omar Franco, Rogério Reis e Sanagê Cardoso. As quatro belas peças foram entregues ao presidente Paulo Octavio e à diretora de Arquitetura, Gabriela Canielas.
Cada artista deixou sua inspiração voar livremente. Darlan Rosa, por exemplo, usou as hélices de navio como fonte. “Quando se trabalha com o visual, sua cabeça é uma coisa, mas o que sai é outra. Você sempre é surpreendido com o resultado”, afirmou, destacando que a obra, de cor vermelha, também remete às asas de anjos.
Omar Franco, que também é autor de uma das peças, procurou explorar a flexibilidade e plasticidade do aço. “A arquitetura tem ângulos retos e agudos e grandes planos. Na escultura, a chapa pode receber um movimento mais poético”, disse, diante da obra, toda em amarelo.
Neoconcretista, Sanagê Cardoso compôs uma obra em tom laranja, tendo o movimento do clipe como inspiração. “Parto deste elemento para construir meu trabalho. Fragmentei-o em seis partes para construir esta obra. E essa proposta de ela se movimentar é uma dinâmica que tenho experimentado recentemente”, disse, sobre a obra, que pode receber uma leitura individual daqueles que a conhecem, já que sua estrutura se mexe com o toque.
Por fim, Rogério Reis pensou em uma escultura solar e contou com a coincidência de sua obra somas todas as cores das demais. “Aqui é um lugar aberto, e a peça tem cores de matizes quentes, como laranja, amarelo e vermelho. E casou bem porque cada um fez uma cor destas, e a minha obra ficou sintetizando isso”, avaliou.
Fundada em 1975, a PaulOOctavio Investimentos Imobiliários une dois mundos importantes para a cidade: o dos pioneiros com o das artes plásticas. A construtora foi a primeira empresa a homenagear figuras históricas da cidade, iniciativa que teve como ponto de partida o Kubitschek Plaza Hotel. Além disso, agregou um conceito aos edifícios que ergue na cidade: a integração da arquitetura e engenharia com artes plásticas. Foi assim que seus empreendimentos ganharam painéis e esculturas de grandes artistas, como Tomie Ohtake, Betty Bettiol, Siron Franco, Francisco Brennand e Athos Bulcão, entre muitos outros