O ano começou, e com ele vieram casos de gripe e virose junto. É difícil conhecer alguém que, se não teve, não conhece pelo menos uma pessoa que ficou gripada este mês. Quando nosso corpo precisa lutar contra algum patógeno, ele utiliza o nosso sistema imunológico. Acontece, que uma das diferenças de pessoas que ficam gripadas com frequência e aquelas que não tanto, é a tal da imunidade bem nutrida, fortalecida. E disto eu entendo.
Algumas práticas, se adicionadas na rotina, tanto nutrem mais nosso corpo, como melhoram a digestão e, por consequência, irão fortalecer nossa imunidade. Anote as orientações e inclua em sua rotina, não só este mês, mas para a vida!
– Raspar a língua – todos os dias, em jejum, raspe sua língua com uma colher de sopa ou raspador adequado. Esta prática remove toxinas e restos não digeridos pelo seu corpo, melhorando a digestão.
– Adicionar canela, cravo e noz moscada em receitas e frutas – estas especiarias são potentes anti-inflamatórias, melhoram a digestão e o vigor.
– Você já deve ter ouvido da famosa vitamina C e, provavelmente, até consome aquela efervescente uma vez ou outra. Mas aqui a conversa é nova: procure realmente a fruta fonte de vitamina C. A fruta terá outros compostos que fortalecem seu sistema imunológico, além da famosa vitamina.
– Pelo menos uma vez na semana, vá a um parque ou local com natureza e resgate esta conexão. Você já deve ter ouvido falar que se expor ao sol é importante para a imunidade, mas aqui, quero ressaltar outro ponto importante – o contato com o verde.
Um corpo funcionando bem, com todas as suas capacidades em pleno vapor depende de vários fatores. Pensando nos que trouxe aqui, principalmente, tenha em mente o equilíbrio. Entre você e os outros, você e o ambiente, você e você. Resgate a força vital do seu corpo, como ele é. Saia um pouco de paredes, tecnologia e luzes artificiais e retorne ao mundo real. Isto vale pra comida, também. Consuma mais comida e menos aditivos.
Estas recomendações são adicionais e não substitutivas para outras recomendações a respeito de gripes.