O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Roney Nemer, se reuniram nesta terça-feira (9) com produtores rurais do PAD-DF e da Rajadinha ll, ambas regiões administrativas do Paranoá, para tratar de questões ambientais e de viabilidade econômica que impactam na produção agropecuária da região.
Durante o encontro no PAD-DF, onde os dirigentes foram recebidos pelo presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, e agricultores cooperados, o grupo discutiu questões de licenciamento ambiental e a possibilidade de fazer barragens com custo acessível para produtores que fizerem a compensação ambiental. Com foco para a produção de grãos, a região do PAD-DF também produz olerícolas, frutas e tem criações voltadas para cadeia de bovinocultura e avicultura.
A segunda visita foi no Núcleo Rural Rajadinha ll, região do Paranoá. Lá, a comunidade se reuniu com os dirigentes da Emater, do Ibram e com o administrador do Paranoá, Wellington Santana, na propriedade da presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Paranoá, a produtora rural Sandra Silva. Sandra, que tem 39 anos e mora há 17 anos no Paranoá, produz hortaliças e frutas em sistema agroecológico. Além dela, também participaram produtores próximos e presidentes de associações.
“É muito importante esse contato da Emater e do Ibram diretamente com a comunidade. O Conselho trabalha com a Emater do Jardim, PAD-DF e Paranoá e eu só tenho elogios ao trabalho dos técnicos desses três escritórios. Temos muitas questões a serem tratadas, mas estou feliz por receber pela primeira vez os presidentes dessas instituições”, destaca Sandra.
Para ela, essa interação dá agilidade na resolução das demandas e desburocratiza os trabalhos, uma vez que os dirigentes estão acompanhando de perto as dificuldades, as demandas e passam a entender melhor as reais necessidades da comunidade.
“A gente sabe o quanto essas visitas são importantes para os moradores do campo. Estamos trabalhando integrados para levar mais serviços aos nossos produtores. O governo é um só e sabemos que essa união produz mais resultados”, afirmou o presidente da Emater-DF. O presidente do Ibram ressaltou que o objetivo das visitas é conhecer de perto quais são as principais demandas para agilizar o processo e desburocratizar as questões para o produtor rural.