terça-feira, 26 novembro, 2024
More
    InícioDestaquesPrograma de melhoramento genético vai elevar produção de carne e leite no...

    Programa de melhoramento genético vai elevar produção de carne e leite no DF

    -

    Na foto acima: José Badio (produtor), Romênia (Conafer), Maximiliano Cardodo (Emater), Carlos Vitor (Conafer), Douglas Mariz (Emater)

    Executado pela Emater-DF, Seagri e Conafer, Mais Pecuária Brasil começa a atender pecuaristas da capital

    Pecuaristas do Distrito Federal poderão ter acesso a um programa de melhoramento genético dos rebanhos, que pode aumentar a produção de carne e leite. Trata-se do Mais Pecuária Brasil, projeto que começou a ser executado em quatro propriedades, fruto de um trabalho conjunto da Emater-DF, Secretaria de Agricultura e Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais Familiares (Conafer).

    De acordo com o zootecnista Maximiliano Cardoso, coordenador do programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, os extensionistas da empresa estão selecionando as propriedades onde o programa é viável. Produtores dos núcleos rurais Jardim (RA Paranoá) e Tabatinga (RA Planaltina) receberam a visita dos técnicos no início desta semana. “Além da melhoria da produção, o melhoramento genético pode elevar o valor dos animais”, enumera.

    O extensionista da Emater-DF ressalta que o trabalho é multidisciplinar. “Temos técnicos de várias áreas atuando, pois é necessário avaliar a nutrição dos animais, sanidade do rebanho, adequação das instalações, viabilidade econômica, enfim, todos os aspectos importantes para o sucesso do projeto.”

    Recentemente, a Emater-DF adquiriu dois aparelhos de ultrassom veterinário, o que vai facilitar ainda mais o trabalho. “Quem executa o serviço são os técnicos da Conafer, mas nós damos todo o suporte necessário”, explica Maximiliano Cardoso.

    O programa Mais Pecuária Brasil começou em Mato Grosso e hoje está sendo executado em mais de dois mil municípios brasileiros. A Emater-DF incluiu o projeto no planejamento e pretende beneficiar produtores em todo o Distrito Federal. O contrato com a Conafer, firmado por meio da Secretaria de Agricultura, tem duração de quatro anos, podendo ser prorrogado por mais quatro.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias