Pessoas de baixa renda terão acesso ao tratamento de seus animais
O Brasil é o país com a segunda maior população de animais no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, surge a necessidade de se implantar políticas públicas que atendam aos interesses das populações de baixa renda que têm animais domésticos e não podem arcar com os altos custos dos medicamentos.
Para atender as necessidades dessas pessoas e garantir o bem-estar dos animais, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), criou o projeto de Lei 137/2019 que institui a farmácia veterinária popular no Distrito Federal. A produção de medicamentos que façam parte do projeto ficará sob a responsabilidade dos laboratórios privados e públicos, autorizados pela Secretaria de Saúde e Setor de Zoonoses.
Segundo Delmasso, ações como essa possibilitarão às pessoas carentes meios para o devido tratamento veterinário dos seus bichos. “Com essa farmácia veterinária popular queremos também diminuir os casos de abandono de cães e gatos em todo o DF”, disse.
A farmácia veterinária deverá ter a presença de, no mínimo, um profissional médico veterinário habilitado. O Poder Executivo regulamentará a lei e estabelecerá os critérios para a implantação do projeto.
Confira o projeto: CRIAÇÃO FARMÁCIA VETERINÁRIA POPULAR
Por Viviane Fortes